Descrição/Objetivos
O tema da felicidade e do bem-estar tem vindo a ganhar destaque no panorama internacional e em vários setores de atividade. Na educação, têm sido realizados vários Estudos que têm demonstrado impacto significativo de melhoria em vários indicadores: nos alunos, melhoram as classificações, a disciplina e a saúde mental; no pessoal docente e não-docente, melhorou o envolvimento, o sentimento de pertença, a saúde e a dedicação; nos encarregados de educação, melhorou a imagem da escola, o reconhecimento e a fidelização (inscrição de vários educandos na mesma Escola).
Em 2021 foi publicado o livro Educação para a Felicidade e o Bem-Estar (Editora RH), tendo o professor Jorge Humberto Dias assinado o prefácio.
A Comissão Europeia criou um grupo de trabalho sobre o Bem-Estar na Escola.
No dia 20 de março de 2024, a UNESCO publicou o Relatório Global Happy Schools, onde é possível encontrar um capítulo sobre Portugal e verificar o reconhecimento deste Programa como uma referência internacional.
Esta formação enquadra-se numa parceria entre o Instituto Universitário Atlântica e a Direção-Geral de Administração Escolar.
O curso está acreditado pelo CCPFC com 25 horas de duração, organizadas da seguinte forma: 17h síncronas e 8h assíncronas.
O curso é 100% online e acontecerá na plataforma da DGAE.
O programa foi elaborado com base no modelo da UNESCO para as Happy Schools e conta com a participação de 4 formadores residentes e oradores convidados.
Da experiência realizada nas edições anteriores, verificou-se que alguns Agrupamentos de Escolas alteraram os seus Projetos Educativos e inseriram objetivos relacionados com a felicidade e o bem-estar dos membros das suas comunidades.
Ao participar nesta Ação, receberá acesso ao Survey Happy Schools (Aprovado pela Comissão de Ética do Instituto Universitário Atlântica e registado/autorizado pela plataforma MIME da Direção-Geral de Educação), dividido em 4 versões: Docentes, alunos, pessoal não-docente e encarregados de educação.
Qualquer profissional de educação poderá inscrever-se. No entanto, será dada prioridade a Diretores e subdiretores, Presidentes de Conselhos Gerais, assessores de Direção, Coordenadores de Escola e Coordenadores de estruturas pedagógicas intermédias.
Objetivos:
– Compreender o enquadramento da teoria da felicidade na formação ética do docente e sua intervenção em contexto educativo e escolar
– Conhecer as experiências de outros sistemas educativos e organizações escolares pela análise da nova literatura/realidade sobre a importância da felicidade na administração escolar
– Percecionar a utilidade e eficácia das ferramentas do trabalho felicitário na liderança das organizações educativas
– Criar materiais de suporte a uma intervenção sustentável de felicidade nas organizações educativas dirigidas a resultados, como sejam, aumento de sentimento de pertença, comunicação, diminuição do absentismo, fixação do pessoal, entre outras.
Ação de formação online
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-120863/23
Duração: 25 horas (16h Síncronas + 9h Assíncronas)
Formadores: Jorge Humberto Dias, Tiago Pita e Georg Dutschke, Leonor Haydée Viegas
Programa
1. Contextualização [4h síncronas] – Jorge Humberto Dias
1.1. A felicidade como fundamento da ação educativa
1.2. Da Ética da felicidade à formação deontológica
1.3. Formação educacional para a vida pessoal e para a vida pública
2. Características de uma “Happy School” [4h síncronas] – Georg Dutschke
2.1. A realidade internacional e a sustentabilidade de uma “Happy School”
2.2. Modelo de diagnóstico de felicidade organizacional para as escolas
2.3. Avaliação de impacto de uma “Happy School” no sistema educativo nacional
2.4. Casos práticos
3. De uma organização educativa a uma “Happy School” [4h síncronas] – Tiago Pita
3.1. Critérios de diagnóstico e análise
3.2. Categorias e instrumentos para a elaboração de um plano estratégico Happy School
3.3. Exemplos e estratégias de construção dirigidas a objetivos das lideranças
3.4. Recomendações para a administração das organizações educativas (mais) felizes
4. A identidade: do Modelo UNESCO à realidade de cada Agrupamento [4h síncronas] – Leonor Haydée Viegas
4.1. ADN e cultural organizacional
4.2. Apresentação sumária de planos estratégicos (formandos/as)
5. Discussão final: da análise aos desafios do Programa (do diagnóstico à avaliação) [8h assíncronas + 1h síncrona] – Jorge Humberto Dias, Tiago Pita e Leonor Haydée Viegas
Destinatários
Diretores de Escolas, Diretores de Agrupamentos de Escolas, Presidentes de Conselho Geral e outros docentes com responsabilidades de gestão no sistema educativo português.
Professor/técnico/profissional de educação.
Calendarização
Sessões Síncronas:
Módulo 1 – Jorge Humberto Dias: 26/10/24
Módulo 2 – Tiago Pita: 16/11/24
Módulo 3 – Georg Dutschke: 09/11/24
Módulo 4 – Leonor Haydée Viegas: 23/11/24
Módulo 5 – Jorge Humberto Dias, Tiago Pita e Leonor Haydée Viegas: 11/01/25
As sessões assíncronas serão definidas com os formadores no início da Ação de Formação.
Local: WEBEX da DGAE
Inscrições até dia 15 de outubro de 2024
Dados para pagamento | Valor |
IBAN: PT50 0035 0121 00003074030 48 SWIFT/BIC: CGDIPTPL | 75€ |