Entrar em Contacto

Your choice. Your future

Cursos Microcredenciais

As microcredenciais são cursos de curta duração com o objetivo de capacitação para atualização de competências e aprendizagem ao longo da vida. 

Estas formações surgem no âmbito do Projeto PROMETHEUS, que representa a visão para a formação e capacitação em áreas que consideramos nucleares para o desenvolvimento da sociedade, focando na importância dos sistemas produtivos e nas Formações Transdisciplinares, como resposta aos desafios complexos, bem como na sustentabilidade social, económica e ambiental, assumindo um novo compromisso com a sociedade.

Em conjunto com as empresas parceiras, municípios, IEFP e outras instituições regionais e nacionais, as Instituições de Ensino Superior do consórcio vão potenciar a necessidade de formação de adultos entre o tecido empresarial e institucional para responder às novas exigências e competências do mercado de trabalho. 

Os cursos com incentivos PRR contemplam a atribuição de diversos apoios e prémios de mérito Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, como forma de incentivar a adesão dos jovens, e dos adultos, à formação e crescimento de suas carreiras. Esta oferta formativa inclui cursos de formação pós-graduada não conferentes de grau e outros cursos de curta duração conferentes de microcredenciais. Estas microcredenciais conferem o reconhecimento das qualificações no espaço europeu de ensino.

Os incentivos correspondem ao Apoio Social, Prémio de Mérito e Prémio SHE, em que correspondem ao valor da propina fixada para cada tipologia de curso. Os apoios têm cariz social e destinam-se a estudantes que integram grupos socialmente desfavorecidos. Os prémios destinam-se a estudantes que demonstrem mérito académico, sendo um dos prémios em particular para raparigas que revelem mérito em áreas STEAM. 

Estas formações, desde que o estudante obtenha aproveitamento, são financiadas pelo PRR (Projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia).

A medida Impulso Adultos pretende converter e atualizar as competências de adultos ativos, através de formações de curta duração, a nível inicial e de pós-graduação, para todas as áreas do conhecimento, incentivando uma formação ao longo da vida, sendo estas iniciativas desenvolvidas por instituições de ensino superior em colaboração com empresas, empregadores públicos e/ou privados, autarquias e entidades públicas locais, regionais e nacionais.

Canalizada para jovens, e adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal, que pretendam obter ou desenvolver as competências ou aperfeiçoar as qualificações orientadas para o mercado de trabalho.

Preferencialmente que sejam pessoas da mesma área profissional ou académica, apesar de não ser requisito obrigatório.

Emolumentos e propinas

Candidatura: Isento

Propina: 50€ por ECTS, pagos no ato da matrícula;

Bolsa de estudo no valor de 50€, atríbuida a todos os formandos. O pagamento da bolsa será feito após o início das aulas, no espaço de 10 dias úteis.

Condições de acesso

1. O acesso à frequência de microcredenciais pode ser efectuada por qualquer cidadão, maior de 18 anos, com NIF e conta bancária portuguesa;

2. Possuir competências básicas de utilização das tecnologias da informação;

3. Ter acesso a computador com ligação à internet, com possibilidade de instalar programas, câmara e microfone;

4. Cada formando poderá Candidatar-se a uma ou várias microcredeciais, de acordo com o seu interesse e disponibilida

Horários

Podem ser presenciais ou online.

Podem ser em horário laboral ou pós-laboral.

Logística Aeronáutica

Proporcionar conhecimentos sobre as várias funções que a logística inclui nomeadamente ao nível da aeronáutica desde a produção, manutenção e operações, permitindo aos alunos uma informação integrada e global do funcionamento da logística.

Tópicos

1. Introdução à logística;
2. Gestão de cadeia de abastecimento;
3. Planeamento de requisitos – modelo geral;
4. Metodologia para planeamento de requisitos na produção de manutenção
aeronáutica;
5. Gestão de armazenagem;
6. Sistema de informação de apoio ao planeamento logístico;
7. Sistema de informações de gestão de armazém;
8. Auditorias de logística;
9. Indicadores de gestão logística;
10. Soluções integradas de suporte logístico para apoiar as operações.

Leituras recomendadas
1. Guedes, A. et al, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 2020, Silabo, ISBN: 978-989-561-085-3
2. Jones, E., Supply Chain Engineering and Logistics Handbook: Inventory and Production Control, CRC Press, 2019, ISBN-10 : 1138066516, ISBN-13 : 978-
1138066519
3. Bateman, R., Simulação de Sistemas – Aprimorando Processos de Logística, Serviços e Manufatura, Belge Engenharia et al, Elsevier, 2013, ISBN: 9788535271621;
4. Dias, J., Logística Global e Macrologística, 2005, Silabo, ISBN: 972-618-369-3;
5. Carvalho, J., et al, Auditoria Logística, 2001 , Silabo, ISBN: 972-618-259-X;

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Gestão de Projetos Aeronáuticos

Proporcionar conhecimentos sobre o processo geral da gestão de projetos com ênfase nas características aeronáuticas no que diz respeito à engenharia de sistemas permitindo aos alunos uma informação integrada sobre como gerir projetos.

Tópicos
1. Introdução à Gestão de projetos;
2. Características dos projetos aeronáuticos;
3. Ciclo de vida da aeronave;
4. Construção de projetos Spec;
5. Impressão de projetos;
6. Projetos de modificação de aeronaves;
7. Engenharia de sistemas – importância;
8. Ferramentas e técnicas de planeamento;
9. Estimativa de custo;
10. Planos de gestão;
11. Plano de qualidade;
12. Plano de certificação;
13. Plano de gestão de riscos;
14. Regulação Aeronáutica;
15. Avaliação do projeto.

Leituras recomendadas
1. Carvalho, N., Bernardo, M., Gestão de Projetos – As práticas no contexto organizacional, Silabo, ISBN: 978-989-561-048-8;
2. Marques, Albertino, Conceção e Análise de Projetos de Investimento, Silabo, ISBN: 978-972-618-781-3;
3. Menezes, Luís, Gestão de Projetos, Atlas, ISBN9788597015300;
4. Schwalbe, Kathy, An Introduction to Project Management, Create Space Independent Publishing Platform, ISBN-10: 1544701896 , ISBN-13: 978-1544701899;
5. NASA Systems Engineering Handbook: NASA/SP-2016-6105, NASA, 2017, ISBN-10: 1093976187 ISBN-13: 978-1093976182.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Gestão de Aeronavegabilidade de Aeronaves

Fornecer conhecimento sobre o processo de gestão da aeronavegabilidade em termos de funções de conceitos principais, fornecendo informações sobre a regulamentação e os processos da empresa que garantem a aeronavegabilidade das aeronaves.

Tópicos
1. Conceitos de aeronavegabilidade e segurança da aviação
2. Relevância das Instruções para Aeronavegabilidade Continuada
3. Organizações de aeronavegabilidade relevantes
4. Requisitos de aeronavegabilidade
5. Certificação de tipo de aeronaves, motores e hélices
6. Processos de certificação de tipo e produção
7. Certificados de aeronavegabilidade
8. Procedimentos de Aeronavegabilidade Continuada
9. Organizações de Gestão de Aeronavegabilidade Continuada
10. Processos de Gestão de Aeronavegabilidade
11. Interface com as operações
12. Interface com a manutenção
13. Sistemas Informacionais

Leituras recomendadas
1. Florio, F., Airworthiness: An Introduction to Aircraft Certification and Operations, Butterworth-Heinemann, 2016, ISBN-10 : 0081008880, ISBN-13 : 978-
0081008881;
2. Gratton, G., Initial Airworthiness: Determining the Acceptability of New Airborne, 2014, Springer, ISBN-10: 3319114085, ISBN-13: 978-3319114088.
3. Rejado, C., Aeronavegabilidad y certificación de aeronaves, 2008, Paraninfo, ISBN-9788428331838
4. EASA regulation PART M.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Modificação/Atualização de Aeronaves

Proporcionar conhecimentos sobre o processo de gestão relacionado com a modificação de aeronaves inclusive no setor de defesa capacitando assim os alunos a aprender as diversas etapas de forma estruturada.

Tópicos
1. Introdução à modificação/atualização de aeronaves;
2. Abordagem na gestão de projetos;
3. Relevância da Engenharia de Sistemas;
4. Relevância dos regulamentos (EASA PART 21, CS e padrões militares);
5. Requisitos de sistemas;
6. ISPEC 2200;
7. Fazer ou comprar opções;
8. Processo de apoio logístico integrado;
9. Estrutura analítica do projeto (EAP);
10. Teste e certificação.

Leituras recomendadas
1. NASA Systems Engineering Handbook: NASA/SP-2016-6105, NASA, 2017, ISBN-10: 1093976187 ISBN-13 : 978-1093976182;
2. Florio, F., Airworthiness: An Introduction to Aircraft Certification and Operations, Butterworth-Heinemann, 2016, ISBN-10: 0081008880, ISBN-13 : 978-
0081008881;
3. Rejado, C., Aeronavegabilidad y certificación de aeronaves, 2008, Paraninfo, ISBN 9788428331838;
4. Normas internacionais de certificação (IEEE, ASTM, etc);
5. Regulamentos (EASA PART 21, EASA CS’s, padrões da OTAN, AAN).

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Inclusão de Aeronaves

Proporcionar conhecimento sobre o processo de gestão relacionado com a forma como as aeronaves (tripuladas) são inseridas em operação, proporcionando assim uma forma estruturada mais eficaz para a execução.

Tópicos
1. Conceito de introdução progressiva de aeronaves;
2. Utilização da abordagem de gestão de projetos;
3. Requisitos de entrada progressiva;
4. Estrutura analítica do projeto (EAP);
5. Programa de Manutenção de Aeronaves;
6. Gestão de Configuração de Aeronavegabilidade;
7. Programa de fiabilidade;
8. Programa de monitoramento;
9. Programa de aceitação de aeronaves;
10. Atividades integradas de apoio logístico;
11. Apoio às operações – interface;
12. Processo de aceitação de aeronaves;
13. Manuais Aeronáuticos Aprovados;
14. Documentação;
15. Controlo e Gestão.

Leituras recomendadas
1. Rejado, C., Aeronavegabilidad y certificación de aeronaves, 2008, Paraninfo, ISBN 9788428331838;
2. Commercial Aspects of Aircraft Customization, http://aircraftmonitor.com;
3. Regulations (EASA PART M, 145, 21);
4. Aircraft Maintenance Handbook For Financiers, http://aircraftmonitor.com;
5. Basics of Aircraft Maintenance Programs for Financiers, http://aircraftmonitor.com;
6. Engine Maintenance Concepts for Financiers, http://aircraftmonitor.com.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Supressão de Aeronaves

Fornecer conhecimento sobre o processo de gestão relacionado à forma como as aeronaves são progressivamente retiradas de operação, fornecendo desta forma o modo estruturalmente mais relevante de a executar.

Tópicos
1. Conceito de eliminação progressiva de aeronaves;
2. Utilização da abordagem de gestão de projetos;
3. Requisitos de eliminação da frota de aeronaves;
4. Requisitos contratuais;
5. Estrutura analítica do projeto (EAP);
6. Processo de encerramento do Programa de Manutenção de Aeronaves;
7. Processo de encerramento do apoio logístico;
8. Processo de adaptações/modificações de aeronaves;
9. Processo de conclusão de Mantenção de Aeronaves;
10. Entrega e implementação de aeronaves;
11. Controlo e Gestão.

Leituras recomendadas
1. Basics of Aircraft Maintenance Programs for Financiers, http://aircraftmonitor.com
2. Engine Maintenance Concepts for Financiers, http://aircraftmonitor.com
3. Rejado, C., Aeronavegabilidad y certificación de aeronaves, 2008, Paraninfo, ISBN 9788428331838;
4. Florio, F., Airworthiness: An Introduction to Aircraft Certification and Operations, Butterworth-Heinemann, 2016, ISBN-10 : 0081008880, ISBN-13 : 978-0081008881;
5. NASA Systems Engineering Handbook: NASA/SP-2016-6105, NASA, 2017, ISBN-10 : 1093976187 ISBN-13 : 978-1093976182;
6. Regulamentos (EASA PART M, 145, 21).

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Modelos de Decisão

Fornecer conhecimentos aplicados ao contexto industrial e de serviços, estruturando problemas de forma a escolher os métodos adequados para apoiar os processos de tomada de decisão.

Tópicos
1. Introdução à tomada de decisão;
2. Fases do processo de decisão;
3. Tipo de ambientes de tomada de decisão: certeza, risco e incerteza;
4. Modelos de decisão determinísticos;
5. Seleção e avaliação de alternativas;
6. Modelos baseados em programação linear;
7. Análise sensitiva;
8. Critérios de decisão na incerteza;
9. Valor da informação;
10. Critérios de decisão com árvores de risco e decisão;
11. Seleção, qualificação e avaliação de alternativas;
12. Análise de Bayes na estimação de probabilidades;
13. Funções de valor. Utilidade, indiferença e risco. Prémio de risco;
14. Tomada de decisão com múltiplos critérios;
15. Simulação de Monte Carlo.

Bibliografia de referência
Maçães, M., Tomada de Decisão, Actual Editora, 2017, ISBN: 978989694224.

Leituras recomendadas
1. Gomes, L., Teoria da Decisão, Cengage Learning, 2006, ISBN-10: 8522105294, ISBN-13: 978-8522105298;
2. Lawrence, J., Pasternack, B., Applied Management Science: Modeling, Spreadsheet Analysis, and Communication for Decision Making, Wiley, 2002, ISBN: 978-0-471-39190-6;
3. Monahan, G., Management Decision Making: Spreadsheet Modeling, Analysis, and Application, Cambridge University Press, 2000, ISBN 10: 1108835023 ISBN 13: 9781108835022;
4. Poeta, A., O Risco nos Modelos de Decisão, UTAD, 1995, ISBN: 9726691581.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Sistemas de ERP na Aeronáutica

Proporcionar conhecimentos sobre a utilização do ERP no ambiente aeronáutico, nomeadamente a metodologia e as vantagens com vista à melhoria dos processos existentes nas empresas.

Tópicos
1. Conceito de ERP;
2. Sistemas ERP na manutenção de aeronaves;
3. Sistemas ERP na produção de aeronaves;
4. Integração de processos aeronáuticos em solução ERP;
5. Planeamento logístico com ERP;
6. Processo de manutenção usando ERP;
7. Integração B2B com fornecedores;
8. Processo de mudança;
9. Indicadores.

Leituras recomendadas
1. Sahay, A., Leveraging information technology for optimal aircraft maintenance, repair and overhaul (MRO), 2012 , Woodhead Publishing, ISBN 978-1-84569-
982-6;
2. Junior, C. Sistemas Integrados de Gestão. ERP. Uma Abordagem Gerencial, 2012, InterSaberes, ISBN-10 : 8582124228; ISBN-13 978-858212422;
3. Shtub, A., Karni, R. ERP: The Dynamics of Supply Chain and Process Management, 2009, Springer, ISBN 10:0387745238 ISBN 13: 9780387745237;
4. Filho, L., Implantação de Sistemas ERP, 2001, Atlas, ISBN-10 0 : 8522429936 ISBN-13 978-8522429936.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Industrialização de Produção Aeronáutica

Proporcionar conhecimentos sobre a forma como os sistemas aeroespaciais são industrializados tendo em vista a produção em série baseada na abordagem estruturada ao processo.

Tópicos
1. Conceito de industrialização;
2. Abordagem à gestão de projetos;
3. Estrutura analítica do projeto (EAP);
4. Tipos de industrialização;
5. Etapas da industrialização;
6. Lista de materiais;
7. Processos de peças únicas;
8. Processos de montagem;
9. Fazer ou comprar;
10. FAI;
11. Projeto de ferramentas;
12. Tecnologias de produção;
13. Processos especiais;
14. Regulamentos Aeronáuticos;
15. Processos de ERP.

Leituras recomendadas
16. 1. Zaman, K. Aerospace Manufacturing Processes, 2018, Scitus Academics, ISBN 1681177137.
17. 2 Saha, P., Aerospace Manufacturing Processes, 2017, CRC, LCCN 2016013744 ISBN 9781498756044;
18. 3. Campbell, F. Manufacturing Technology for Aerospace Structural Materials, 2006, Elsevier, ISBN-13: 978-1-85-617495-4 ISBN-10: 1-85-617495-6.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

InovaçãoInicio a 10 de fevereiro

Identificar os processos que estão na base da organização das empresas. Aprender a definir, descrever, analisar, comparar e identificar os principais problemas que afetam a gestão das empresas na atualidade com vista à implementação de inovações que melhorem a estratégia de negócio.

Tópicos
1. Estrutura do processo de empreendedorismo e inovação;
2. Introdução à criatividade e inovação;
3. Importância da tecnologia;
4. Inovação em serviços;
5. Inovação na Indústria;
6. Gestão da inovação;
7. Estratégias e métodos de inovação;
8. Inovação e capital intelectual.

Bibliografia de referência
• Negas, M., et al Inovação e Tecnologia – Uma Visão Multidisciplinar, Silabo, 2020, ISBN: 978-972-618-900-8.

Leituras recomendadas
1. Inovação, Organizações e Trabalho – Estudos de Caso, Sílabo, 2015, ISBN: 9789726187424;
2. O The Innovator’s Dilemma, Clayton M. Christensen, HarperBusiness, 2011, ISBN-10 : 9780062060242 ISBN-13 : 978-0062060242;
3. Valor da Inovação, Harvard Business Review, Campus, 2004, ISBN: 9788535216172;
4. Passarini, V., et al Gestão de Inovação de Produtos, Campus, 2007, ISBN: 85-352-2090-9;

Duração e ECTS – 15 horas e 2 ECTS

Regime: Online

Valor: 100€ (o valor será depois restituído em forma de bolsa de estudo após o inicio das aulas, conforme consta em edital)

Data:10 a 13 de fevereiro, entre as 18h e as 22h30, com 30 minutos de intervalo. 

Introdução ao Marketing Digital

Disponibilizar o processo e as ferramentas relacionadas com o marketing utilizando plataformas digitais enquanto serão apresentados casos de estudo como exemplo das melhores soluções de marketing digital.

Tópicos
1. Introdução ao Marketing Digital;
2. Rede;
3. Marketing Móvel;
4. Sítios profissionais;
5. Blogues;
6. Compras online;
7. Páginas de destino (Landing pages);
8. Email Marketing;
9. Ferramentas de mídia social;
10. Produção de vídeo e conteúdo;
11. Motor de Otimização de Busca;
12. Google e ferramentas de produtividade.

Bibliografia de referência
• Marques, V., Marketing Digital 360, 2018, Actual Editora, ISBN 9789896942946.

Leituras recomendadas
1. Kotler P., et al Marketing 5.0 – Tecnologia Para a Humanidade, 2021, Actual Editora, ISBN 9789896946005;
2. Digital Marketing Handbook: Guide to Evolution and Future of Digital Marketing, 2021, Chandigarh University, ISBN-13 979-8701061703
3. Paula et al, Marketing Digital para Empresas, 2019, Perfil Criativo, ISBN 9789895413942;
4. Faustino, P., Marketing Digital na Prática, 2019 , Marcador, ISBN 9789897543890;

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Questões Críticas na Economia e nos Negócios do Transporte Aéreo

Abordar aspetos atuais da aviação que são de natureza fundamental em termos de impacto no negócio permitindo assim aos alunos uma perspetiva ampla e integrada.

Tópicos
1. Introdução a questões críticas na aviação civil e militar moderna;
2. Características da aviação civil e militar;
3. O processo de gestão do transporte aéreo;
4. O processo de gestão do setor de defesa;
5. Sistemas de Gestão de Segurança;
6. O Uso do Espaço Aéreo;
7. Sistemas de aeronaves não tripuladas;
8. Segurança Regional no Transporte Aéreo;
9. Problemas de segurança;
10. Problemas ambientais;
11. Elementos Sustentáveis do Transporte Aéreo.

Leituras recomendadas
1. Doramas, J.-C., Aviation Investment; Economic Appraisal for Airports, Air Traffic Management, Airlines and Aeronautics, 2020, Routledge, ISBN 9781351713412;
2. Hodgkinson, D., Johnston, R. Aviation Law and Drones: Unmanned Aircraft and the Future of Aviation, 2018, Routledge, ISBN 10: 1138572446, ISBN 13: 9781138572447;
3. Abeyratne, R., Strategic Issues in Air Transport – Legal, Economic and Technical Aspects, 2012 , Springer, ISBN 978-3-642-21959-7 DOI 10.1007/978-3-642-21960-3, e-ISBN 978-3-642-21960-3;
4. Flouris, T., Yilmaz, A., Risk Management and Corporate Sustainability in Aviation, Ashgate, 2011, ISBN 10: 1409411990 ISBN 13: 9781409411994;
5. Daley, B., Air Transport and the Environment, 2010, Ashgate, ISBN 10: 0754672867 ISBN 13: 9780754672869.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Marketing: Príncipios e Práticas

Dotar os alunos dos elementos essenciais do marketing abrangendo todo o processo permitindo assim dispor de informação para melhorar conhecimentos e competências pessoais.

Tópicos
1. Introdução ao marketing;
2. História do marketing;
3. Funções do marketing;
4. Pilares do marketing
5. Marketing e mercado
6. Marketing nas empresas
7. Marketing mix
8. Marketing e Recursos Humanos
9. Estratégias de marketing
10.Testes de marketing
11.Comportamento do consumidor
12.Marketing digital

Bibliografia de referência
• Ferreira B., et al, Fundamentos de Marketing, 2021, Silabo, ISBN: 978-989-561-135-5

Leituras recomendadas
1. Kotler P., et al Marketing 5.0 Tecnologia para a Humanidade, 2021, Actual Editora, ISBN 9789896946005
2. Marketing Estratégico HBR – 10 artigos essenciais, Actual Editora, 2018, ISBN 9789896941765
3. Castro, J., Comunicação de Marketing, 2007, ISBN: 978-972-618-463-8
4. Handbook of Marketing, Barton Weitz, SAGE publications Ltd, 2002, ISBN-10 0761956824, ISBN-13 978-0761956822

Duração e ECTS – 4 semanas e 4 ECTS

Sistemas de Gestão de Segurança

Proporcionar uma perspetiva global e integrada sobre os vários aspetos relacionados com os sistemas gestão de segurança.

Tópicos
1. Introdução ao SGS;
2. Evolução da Segurança;
3. Princípios de Gestão da Qualidade;
4. Perigos, Riscos e Controlos;
5. Taxonomias;
6. Gestão de riscos de segurança baseada em processos/garantia de segurança;
7. Gerenciando o SGS;
8. Ferramentas e Métodos de Análise;
9. Implementando um SGS;
10.Fatores humanos.

Bibliografia de referência
• Stolzer, A., et al, Safety Management Systems in Aviation (in Human Factors for Flight Operations) Ashgate Studies Education Studies & Teaching, 2208, ISBN 10:0754673049 ISBN 13: 9780754690870.

Leituras recomendadas
1. Rodeguero, A., et al, Gerenciando o Risco na Aviação Geral, 2013, ISBN 978-85-66282-11-5;
2. Rodrigues, C., et al, Commercial aviation safety, 2017 , Sixth edition, ISBN 10: 1259641821 ISBN 13: 9781259641824;
3. Maurino, E., Human factors in aviation, 2010, Elsevier, ISBN: 978-0-12-374518-7;
4. Flight Safety Operator’s Flight Safety Handbook, Flight Safety Foundation;
5. ICAO Safety Management Manual Doc 9859, ICAO.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Ferramentas de Gestão de Produção – Lean

Os alunos devem compreender os seguintes aspetos da gestão LEAN Management:
1. A noção e identificação de valor na perspetiva do cliente;
2. A noção de cadeia de valor onde a definição clara das etapas do processo, sequência, tempo de execução e recursos associados deixa clara a distinção entre processos, atividades e tarefas que agregam valor e as tarefas sem valor ou falsas;
3. A criação de fluxos de processo com tempos de ciclo mais curtos possíveis de forma a permitir fluxos flexíveis, contínuos e responsivos às alterações da procura;
4. A gestão do processo com uma lógica “pull” (sistema passivo), equilibrada e gerida em função dos consumos reais por oposição ao tradicional “push” (sistema ativo) onde os níveis de produção são determinados pela capacidade instalada;
5. A procura pela perfeição em todas as fases de execução do processo, o que determina a absoluta importância da procura da máxima qualidade em produtos e processos e onde entram em jogo o uso de diferentes estratégias e técnicas de qualidade, resolução de problemas, seleção, formação e desenvolvimento de pessoas.

Tópicos
A aplicação modular dos conceitos fundamentais e prática em ambiente real será
desenvolvida de acordo com os seguintes seis elementos:
• Descrição da Cadeia;
• Definição de valor;
• Produção Puxada;
• Conceito de Fluxo de Processo;
• Procura da Perfeição;
• Envolvimento das Pessoas.

Leituras recomendadas
1. Womack, James P. and Jones, Daniel T., 2020. Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in your Company (New York: Simon & Schuste).
2. Womack, James P. and Jones, Daniel T., 2018. Lean Solutions: How Companies and Customers can Create Value and Wealth Together (New York: Simon & Schuste).
3. Womack, James P., Jones, Daniel T., Roos, Daniel, Carpenter, Donna Sammons, 1990. The Machine that changed the World (Macmillan Publishing Company).
4. Oliveira, J., “Modelo Integrado para uma Gestão Eficiente e Controlo do Risco”, Vida Económica, Porto, 2011.
5. Romana, F., “O Gestor LEAN”, Edições IPAM, Aveiro, 2014.
6. Romana, F., “LEAN Aplicado ao Marketing e ao Consumo, Bubok, Lisboa, 2016.
7. Romana, F., “Gestão LEAN e o Comportamento Organizacional, Bubok, Lisboa, 2016.
8. Romana, F. (2021) “The Application of Quantitative Methods to LEAN Management”, Lambert Academic Publishing, Berlin

Duração e ECTS – 4 semanas e 4 ECTS

Produção, Reparação e Reciclagem de Compósitos

Prof. Manuel Freitas e Profª Ana Paula Duarte

  • Pós-laboral 27/2, 29/2, 5/3, 7/3 e 12/3, das 18h30 às 21h30
  • Laboral 14/3 e 15/3, das 9h às 17h30

Conteúdos programáticos:

– Revisão dos vários tipos de compósitos;

– Produção de compósitos: técnicas de moldagem e processos de produção;

– Reparação de compósitos: controlo de qualidade e ensaios não destrutivos. Avaliação da necessidade e requisitos para reparação de compósitos;

– Reparação de compósitos: técnicas de reparação;

– Métodos de reciclagem de compósitos: correntes e em desenvolvimento.

Duração – 15 horas

Tecnologia de Adesivos 

Profª Ana Paula Duarte

  • Pós-laboral: 14/3, 19/3, 21/3, 26/3 e 28/3 – das 18h30 às 21h30
  • Laboral: 11/4 e 12/4 – das 9h às 17h30

Conteúdos programáticos:

– Comparação entre as ligações adesivas e as uniões mecânicas: vantagens, inconvenientes e modos de falhas;

– Fundamentos do processo de adesão;

– Métodos de quantificação do processo de adesão;

– Tipos de adesivos e selantes;

– Parâmetros de seleção de adesivos;

– Adesivos auto regenerativos.

Duração – 15 horas

Design e Seleção de Materiais

Profª Ana Paula Duarte

  • Pós-laboral: 4/4, 9/4, 11/4, 16/4 e 18/4 – das 18h30 às 21h30
  • Laboral: 2/5 e 3/5 – das 9h às 17h30

Conteúdos programáticos:

– Metodologias de seleção de materiais e processos de fabrico;

– Ferramentas de seleção;

– Introdução ao software CES EduPack;

– Bases de dados. Mapas de propriedades de materiais;

– Índices de desempenho;

– Casos de estudo.

Duração – 15 horas

Desenvolvimento de Produto

Prof. Carlos Duarte

  • Pós-laboral: 23/4, 30/4, 2/5, 7/5 e 9/5 – das 18h às 21h
  • Laboral: 16/5 e 17/5 – das 9h às 17h30

Conteúdos programáticos:

– Introdução aos produtos e serviços;

– Criatividade no desenvolvimento de novos produtos;

– O processo de desenvolvimento de produto e sua organização;

– Planeamento do produto;

– Especificação do produto;

– Desenho Industrial;

– Prototipagem.

Duração – 15 horas

Juntas adesivas: conceção e processo de ligação

Prof. Manuel Freitas

  • Pós-laboral: 4/6, 6/6, 11/6, 13/6 e 18/6 – das 18h30 às 21h30
  • Laboral: 20/6 e 21/6 – das 9h às 17h30

Conteúdos programáticos:

– Fundamentos de resistência de materiais;

– Princípios de projeto de estruturas ligadas;

– Conceitos básicos de projeto de ligações adesivas, projeto de juntas, cálculo de tensões em juntas adesivas, juntas híbridas;

– Durabilidade de juntas: consideração de projeto, considerações de produção.

Duração – 15 horas

Seleção e controlo de qualidade de Adesivos

Profª Ana Paula Duarte

  • Pós-laboral: 20/6, 25/6, 27/6, 2/7 e 4/7 – das 18h30 às 21h30
  • Laboral: 11/7 e 12/7 – das 9h às 17h30

Conteúdos programáticos:

– Introdução, efeitos térmicos e de humidade em juntas adesivas,

– Efeitos químicos, eletroquímicos e de corrosão em juntas adesivas;

– Efeitos de radiação e de vácuo em adesivos e juntas adesivas;

– Efeitos das tensões aplicadas na durabilidade das juntas adesivas;

– Efeitos combinados e envelhecimento em juntas adesivas;

– Avaliação da durabilidade e previsão de tempo de vida das juntas adesivas.

Duração – 15 horas

Produção, formulação, conformação e reciclagem de Polímeros

Profª Ana Paula Duarte

  • Pós-laboral: 6/5, 8/5, 13/5, 15/5 e 20/5 – das 18h30 às 21h30
  • Laboral: 15/4 e 16/4 – das 9h às 17h30

Conteúdos programáticos:

-Conceitos básicos de polímeros. Termoplásticos, termoendurecíveis e elastómeros: principais propriedades e aplicações;

-Princípios e processos de polimerização;

-Formulação de polímeros: principais tipos de aditivos (plastificantes, cargas, estabilizadores, retardantes de chama, etc.) e sua importância;

-Técnicas de conformação de polímeros termoplásticos, termoendurecíveis e elastómeros;

-Problemas com polímeros (degradação termo oxidativa, produtos de combustão, toxicidade, etc.);

-Métodos de reciclagem de polímeros.

Duração – 15 horas

Caracterização de Materiais: ensaios e normalização

Profª Ana Paula Duarte

  • Pós-laboral: 22/5, 27/5, 29/5, 3/6 e 5/6 – das 18h30 às 21h30
  • Laboral: 6/5 e 7/5 – das 9h às 17h30

Conteúdos programáticos:

– Introdução às normas de ensaio e caracterização de materiais. Importância da normalização.

– Ensaios para caracterização de propriedades físicas (densidade, ponto de fusão, permeabilidade, condutividade térmica, etc.);

– Ensaios para caracterização do comportamento mecânico (tração, flexão, fadiga, fluência, etc.);

– Microscopia ótica e eletrónica;

– Caracterização química;

– Ensaios não destrutivos.

Duração – 15 horas

2ª Edição – Qualidade e Regulamentação: A implementação da Norma PT (4590/2023) para o Bem-Estar e Felicidade Organizacional

Proporcionar aos alunos aquisição de conhecimento (princípios e conceitos) e compreensão (requisitos) sobre a NP 4590/23 para Sistemas de Gestão em Bem-Estar e Felicidade Organizacional, tendo em vista uma abordagem integrada, acrescido de capacidade de participação e gestão dos processos relevantes. Explorar o state-of-art na área dos estudos sobre Felicidade, enquadrados na referida Norma e explorar a produção de ferramentas práticas para o processo de certificação.

Programa

  • Enquadramento da NP 4590/23 na Diretiva Comunitária sobre Sustentabilidade e ESG
  • Introdução e considerações gerais sobre Qualidade, Regulamentação, Bem-Estar e Felicidade Organizacional
  • Integração com outras Normas (Responsabilidade Social, Ética nas Organizações, Organizações familiarmente responsáveis)
  • Modelo de Gestão de BE & FO
  • Termos e definições
  • Contexto da Organização
  • Liderança, cultura e responsabilidade social
  • Plano Estratégico
  • Recursos e competênciasExercícios práticos e criação de ferramentas de trabalho
  • Avaliação e melhoria
  • Requisitos, informação documentada e orientações
  • Vantagens e impacto da NP 4590/23
  • Estudo-de-caso/simulação

Leituras recomendadas
1. Instituto Português da Qualidade (2023). Norma Portuguesa 4590:23 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional.
2. Dias, J. (2022). Do Job Description para Happiness Manager aos selos e normas. Será que vamos ter um Ministério da Felicidade em Portugal? pp. 12-19. Dias, J. (Ed.) Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU). Vol. 3. Lisboa: Gabinete PROJECT@.
3. Fernández, I. (2015). Felicidad Organizacional: Como construir Felicidad en el Trabajo? Santiago Chile: B Group Z.
4. Munar, J. (2020). Organizational Happiness Dimensions as a Contribution to Sustainable Development Goals: A Prospective Study in Higher Education Institutions in Chile, Colombia and Spain. Sustainability.

Duração e ECTS: 32 horas e 4 ECTS

Regime: Online

Valor: 200€ (o valor será depois restituído em forma de bolsa de estudo após o inicio das aulas, conforme consta em edital)

Data:

17 de fevereiro de 2025
24 de fevereiro de 2025
10 de março de 2025
17 de março de 2025
24 de março de 2025
31 de março de 2025
7 de abril de 2025
28 de abril de 2025
5 de maio de 2025

Regulamentos de Aeronáutica Militar

Proporcionar um conhecimento global sobre os vários tipos de regulamentação que englobam a aviação militar nacional e internacional em todo o seu ciclo de vida possibilitando assim aos alunos uma perspetiva integrada das normas da aviação e a interligação entre elas.

Tópicos
1. Quadro nacional de regulamentos da aviação militar;
2. Regulamentos europeus de defesa;
3. Regulamentos da OTAN;
4. Padrões militares de projeto e produção;
5. Regulamentos de manutenção;
6. Padrões de Modificação de Aeronaves;
7. Regulamentos de aeronaves não tripuladas.

Leituras recomendadas
1. Regulamento Aeronáutico Nacional;
2. Regulamentos da EDA;
3. Padrões da OTAN.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Regulamentos de Aeronáutica Civil

Proporcionar um conhecimento global sobre os vários tipos de regulamentação no negócio da aviação em todo o seu ciclo de vida permitindo assim aos alunos uma perspetiva integrada das normas da aviação e da interligação entre elas.

Tópicos
1. Quadro internacional de regulamentos civis;
2. Regulamentos europeus;
3. Regulamentos nacionais;
4. Regulamentos de Projetos Aeronáuticos;
5. Regulamentos de Produção Aeronáutica;
6. Regulamentos de manutenção;
7. Regulamentos de treino aeronáutico;
8. Regulamento de simulação aeronáutica;
9. Outros regulamentos de aviação;
10. Outra regulamentação que afeta a aviação;
11. Regulamentos de aeronaves não tripuladas.

Leituras recomendadas
1. Anexos da ICAO;
2. Regulamentos da EASA;
3. Regulamentos da ANAC.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Sistemas de Qualidade e Conformidade

Proporcionar um conhecimento global sobre os sistemas de qualidade e processos de conformidade do setor civil e militar possibilitando assim aos alunos uma informação global e estruturada sobre a matéria.

Tópicos
1. Conceito de qualidade e conformidade;
2. Sistemas de qualidade nos setores civil e militar;
3. Sistemas de qualidade aeronáutica baseados em autoridades de aeronavegabilidade;
4. Outros sistemas de qualidade aeronáutica baseados em organizações internacionais;
5. Sistemas de qualidade aplicáveis ao projeto e à produção;
6. Sistemas de qualidade aplicáveis à Operação (transporte aéreo tripulado e não tripulado);
7. Sistemas de qualidade aplicáveis à manutenção e treino;
8. Sistemas de qualidade para outros setores da aviação;
9. Sistemas de qualidade vs sistemas de segurança;
10. Sistemas de qualidade – perspectiva futura.

Leituras recomendadas
1. Regulamentos Aeronáuticos Nacionais;
2. Regulamentos da EDA;
3. Padrões da OTAN;
4. Outras normas internacionais (ICAO, ASTM, SAE, etc).

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Certificação de Sistemas Aeronáuticos Militares

Proporcionar um conhecimento global sobre os procedimentos e normas que habilitam o setor de defesa a realizar modificação/atualização da aeronave operada possibilitando assim ao aluno ter informação e consciencialização sobre como conduzir o processo.

Tópicos
1. Quadro nacional de regulamentos da aviação militar;
2. Regulamentos europeus de defesa;
3. Regulamentos da OTAN;
4. Padrões militares de projeto e produção;
5. Regulamentos de manutenção;
6. Padrões de Modificação de Aeronaves;
7. Regulamentos de aeronaves não tripuladas.

Leituras recomendadas
1. Regulamento Aeronáutico Nacional;
2. Regulamentos da EDA;
3. Padrões da OTAN;
4. Outras normas internacionais (ASTM, SAE, etc).

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Sistemas de Gestão da Qualidade e do Ambiente

Disponibilizar informação sobre os vários tipos de sistemas de qualidade existentes, ou seja, padrão de qualidade, ambiental e outros relacionados com as condições de trabalho e ambiente da empresa tendo em vista um conhecimento integrado acrescido da capacidade de participação e gestão dos processos relevantes.

Tópicos
1. Introdução à gestão da qualidade;
2. Interpretação e implementação da norma ISO 9001:2015;
3. Gestão por processos;
4. Conceção dos produtos e das organizações;
5. Qualidade, produtividade e competitividade;
6. Sistema de gestão ambiental;
7. Sistemas de gestão da segurança, higiene e saúde do trabalho;
8. Sistema de gestão da responsabilidade social;
9. Implementação de um programa de qualidade total;
10. Auditorias.

Bibliografia de referência
• Pires, A., Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços, 2016 , Silabo, ISBN: 978-972-618-864-3

Leituras recomendadas
1. Soares, I., Pinto, A., Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação, 2018, Edições Sílabo, ISBN: 9789726188919;
2. Paladini, E. Gestão da Qualidade – Teoria e Prática, Editora Atlas, 2019, ISBN: 9788597021578;
3. Santos, M., et al, Sistemas Integrados de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança, 2018, Publindustria, ISBN: 9789897232732;
4. Defeo, J., Juran’s Quality Handbook: The Complete Guide to Performance Excellence, 2016, McGraw-Hill Education ISBN-13: 978-1259643613, ISBN-10: 9781259643613.

Duração e ECTS – 4 semanas e 4 ECTS

Tecnologias 4G, 5G e 6G – Datas provisórias

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Conhecer Engenharia de RF de 4G/5G/6G;
• Aprender as tecnologias 4G/5G/5G começando da camada física até a camada de aplicação;
• Arquitetura e tecnologias de acesso via rádio;
• Principais tecnologias de rede;
• 3GPP Versão 15-16;
• Atividades de padronização.

Tópicos
1. Interface Aérea;
2. Camada física;
3. Camada MAC;
4. Camada PDCP;
5. Camada RLC;
6. Camada RRC;
7. Projeto NR;
8. Projeto de Arquitetura RAN;
9. Projeto de Arquitetura Central;
10. Sinalização NAS;
11. Tecnologias RAN;
12. Projeto de Antena e Massive MIMO;
13. Ativistas da Padronização.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides;
2. Site 3GP.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Datas provisórias:

21 de março de 2025: das 18:30h às 21:30h
22 de março de 2025: das 9:00h às 16h00h
28 de março de 2025: das 18:30h às 21:30h
29 de março de 2025: das 9:00h às 16h00h

Big Data, Aprendizagem Automática e Inteligência Artificial – Datas provisórias

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:

  • Saber como organizar, armazenar e gerenciar dados usando o paradigma Big Data;
  • Saber usar Big Data através de ferramentas analíticas;
  • Entender os fundamentos da aprendizagem automatica sob o paradigma de IA.

Tópicos
1. Tendências e desafios de Big Data;
2. Estruturas de Big Data;
3. Tipos de dados;
4. Modelos de dados;
5. Dados de streaming;
6. Sistemas de Gestão de Big Data;
7. Máquinas vetoriais de suporte;
8. Redes neurais;
9. Aprendizagem supervisionada vs não supervisionada.

Datas provisórias:

13 de dezembro de 2024: das 18:30h às 21:30h
14 de dezembro de 2024: das 9:00h às 16h00h
20 de dezembro de 2024: das 18:30h às 21:30h
21 de dezembro de 2024: das 9:00h às 16h00h

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides;

Duração e ECTS – 3 semanas e 2 ECTS

Datas provisórias:

15 de novembro de 2024
16 de novembro de 2024
22 de novembro de 2024
23 de novembro de 2024
29 de novembro de 2024
30 de novembro de 2024
6 de dezembro de 2024
7 de dezembro de 2024

Computação em Nuvem (Cloud Computing)

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Compreender os principais conceitos de Computação em Nuvem e como funciona;
• Conhecer os principais provedores de computação em nuvem;
• Obter uma visão geral do Amazon Web Services (AWS);
• Como definir e implementar Serviços em Nuvem (Cloud Services) usando o Microsoft Azure (Azure);
• Conhecer as certificações para profissionais de computação em nuvem.

Tópicos
1. Conceitos de nuvem;
2. Diferenças entre categorias de serviços em nuvem;
3. Modelo de responsabilidade compartilhada;
4. Infraestrutura como serviço (IaaS);
5. Plataforma como serviço (PaaS);
6. Computação sem servidor;
7. Software como serviço (SaaS);
8. Tipo de serviço baseado num caso de uso;
9. Diferenças entre os tipos de computação em nuvem;
10. Principais componentes e recursos de arquitetura da AWS;
11. Principais componentes de arquitetura do Azure;
12. Recursos principais disponíveis no Azure;
13. Soluções centrais e ferramentas de gestão no Azure;
14. Recursos gerais de segurança e segurança de rede;
15. Recursos de administração, privacidade e conformidade;
16. Gestão de custos do Azure e contratos de nível de serviço.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides;

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Criptografia

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Descrever as aplicações avançadas da Criptografia;
• Discutir as instanciações parciais de geradores pseudo-aleatórios;
• Explicar o conceito de Criptografia Autenticada;
• Identificar o risco de segurança cibernética;
• Descrever técnicas promocionais adequadas;
• Explicar como prevenir ataques cibernéticos;
• Avaliar a etiqueta digital adequada.

Tópicos
1. Criptografia de Chave Simétrica;
2. Segurança Computacional;
3. Geradores pseudo-aleatórios;
4. Cifras de MÓDULOS;
5. Códigos de Autenticação de Mensagens;
6. Funções hash criptográficas;
7. Diploma Avançado em Criptografia – Primeira Avaliação;
8. Grupos Cíclicos;
9. Esquemas de Criptografia Autenticados;
10. Sistema criptográfico de chave pública;
11. Cifras de Chave Pública;
12. Esquemas de identificação e protocolo de conhecimento zero;
13. Fundamentos de Segurança Cibernética;
14. Tipos de Malware;
15. Violações de segurança cibernética;
16. Tipo de Ataques Cibernéticos;
17. Dicas de Prevenção;
18. Proteção móvel;
19. Segurança em Redes Sociais;
20. Defesa Contra Hackers;
21. Etiqueta Digital.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides
2. Livro: Understanding Cryptography by A Textbook for Students and Practitioners Foreword by Bart Preneel, Springer.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Comunicação de Dados e Segurança de Redes

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de entender os fundamentos e a forma como as comunicações digitais operam, incluindo os vários aspetos relacionados com processos de transmissão.

Tópicos
1. Introdução às Redes de Computadores
Conceitos fundamentais e terminologia de redes
Classificação das redes (LAN, MAN, WAN)
Modelos de referência OSI e TCP/IP
Topologias de redes e dispositivos de rede (switches, routers, etc.)
Endereçamento IP e máscaras de rede

2. Redes Móveis
Redes de comunicação móvel: evolução e gerações (2G, 3G, 4G, 5G e 6G)
Tecnologias de comunicação móvel (GSM, CDMA, LTE, etc.)
Arquitetura e componentes das redes móveis
Roaming e handover
Redes sem fio (Wi-Fi e Bluetooth)

3. Protocolos de Comunicação e Padrões de Redes
Protocolos da camada de transporte (TCP, UDP)
Protocolos da camada de rede (IP, ICMP, OSPF, BGP)
Protocolos da camada de aplicação (HTTP, FTP, SMTP, DNS)
Padrões Ethernet e Wi-Fi
Protocolos de qualidade de serviço (QoS)

4. Segurança de Redes
Conceitos básicos de segurança de redes
Ameaças digitais e vulnerabilidades
Políticas de segurança e gestão de riscos
Criptografia e certificados digitais
Autenticação e controle de acesso

5. Dispositivos de Segurança
Firewalls e suas funções
Sistemas de detecção e prevenção de intrusões (IDS/IPS)
Redes privadas virtuais (VPNs)
Proxies e gateways de segurança
Antivírus e soluções de proteção de endpoints

6. Arquiteturas de Segurança
Princípios de design de arquiteturas de segurança
Segurança em camadas e defesa em profundidade VS Zero Trust
Zonas desmilitarizadas (DMZ)
Segurança na nuvem e arquiteturas híbridas
Monitoramento e resposta a incidentes

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides

Duração e ECTS – 4 semanas e 4 ECTS

Datas provisórias:

21 de fevereiro de 2025: das 18:30h às 21:30h
22 de fevereiro de 2025: das 9:00h às 16h00h
28 de fevereiro de 2025: das 18:30h às 21:30h
1 de março de 2025: das 9:00h às 16h00h

Proteção de Dados e Privacidade

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Saber definir e manter um programa de proteção de dados, utilizando as melhores práticas e padrões internacionais;
• Saber diagnosticar os riscos decorrentes da violação de dados pessoais e a melhor forma de os gerir no contexto da organização;
• Saber assumir o papel de DPO independentemente do contexto e dimensão da organização.

Tópicos
1. Conceitos e definição de Proteção de Dados e Privacidade;
2. Terminologia do Regulamento Geral de Proteção Geral de Dados;
3. Princípios de proteção de dados;
4. Categorias de dados pessoais;
5. Os direitos das pessoas;
6. Drivers e processadores;
7. Design para proteção de dados;
8. Proteção de dados pessoais;
9. Procedimentos relacionados à violação de dados;
10. Como conduzir uma Avaliação de Impacto de Proteção de Dados (DPIA);
11. O papel do Supervisor de Proteção de Dados (DPO);
12. Transferir dados pessoais para fora da União Europeia;
13. Os poderes das autoridades de supervisão.

Leituras recomendadas
1. Palestras, notas e slides;
2. Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE 2016/679.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Ciência de Dados

Compreender e aplicar técnicas de Ciência de Dados para lidar, analisar e apresentar dados.

Tópicos
1. Tipos de dados e modelos de dados
2. Regressão linear
3. Regressão logística

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides;
4. Procedimentos ETL
5. Analisar dados
6. Técnicas de visualização

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Datas provisórias:

10 de janeiro de 2025: das 18:30h às 21:30h
11 de janeiro de 2025: das 9:00h às 16h00h
17 de janeiro de 2025: das 18:30h às 21:30h
18 de janeiro de 2025: das 9:00h às 16h00h

Hacking Ético

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Compreender a importância das entidades de segurança;
• Identificar as vulnerabilidades mais comuns numa rede informática, desenhar, instalar e utilizar mecanismos de proteção contra vulnerabilidades;
• Identificar as causas mais comuns de intrusão numa rede informática, projetar, instalar e utilizar mecanismos e soluções de deteção de intrusão;
• Identificar vulnerabilidades do sistema, o cenário atual de ameaças e metodologias de ataque comuns;
• Entender as mais recentes técnicas de pirataria, as ferramentas e exploits de hacking mais avançados usados por hackers éticos e profissionais de segurança da informação.

Tópicos
1. Introdução ao hacking ético;
2. Impressão e reconhecimento;
3. Varredura de redes;
4. Análise de vulnerabilidade;
5. Piratear o sistema;
6. Ameaças de malware;
7. Sniffing;
8. Engenharia social;
9. Negação de serviço;
10. Sequestro de sessão;
11. Evasão de IDS, firewalls e honeypots;
12. Piratear servidores da web;
13. Piratear aplicativos da web;
14. Injeção SQL;
15. Piratear redes sem fio;
16. Piratear plataformas móveis.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Fundamentos da Inteligência Artificial – Datas provisórias

Entender os conceitos e algoritmos fundamentais da IA.

Tópicos
1. Agentes de IA
2. Solução de problemas
3. Agentes lógicos
4. Representação do conhecimento
5. Tomada de decisão
6. Redes neurais
7. Aprendizagem autonática
8. Processamento de linguagem natural
9. Aprendizagem profunda

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Datas provisórias:

31 de janeiro de 2025: das 18:30h às 21:30h
1 de fevereiro de 2025: das 9:00h às 16h00h
7 de fevereiro de 2025: das 18:30h às 21:30h
8 de fevereiro de 2025: das 9:00h às 16h00h

Fundamentos de Tecnologia Blockchain

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Descrever a história do blockchain e da criptomoeda;
• Descrever os processos de blockchains e modelos de blockchain;
• Explicar os sistemas/arquitetura da infraestrutura Blockchain;
• Definir a interoperabilidade Blockchain;
• Descrever tokenização, criptomoeda;
• Identificar exemplos de tipos de token de criptoativos;
• Identificar as principais plataformas de blockchain, características e considerações de implementação.

Tópicos
1. História da blockchain e da criptomoeda;
2. Processos de blockchain;
3. Modelos Blockchain;
4. Sistemas de Infraestrutura Blockchain;
5. Arquitetura Bockchain;
6. Interoperabilidade Blockchain;
7. Tokenização;
8. Criptomoeda;
9. Tipos de token de ativos criptográficos;
10. Plataformas Blockchain, características e implementação.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Gestão de Segurança da Informação

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Saber definir, implementar e manter um sistema de gestão de segurança da informação utilizando as melhores práticas e padrões internacionais;
• Saber diagnosticar os riscos de uma quebra de segurança;
• Saber gerir os riscos no contexto de uma organização;
• Saber como obter e manter uma certificação internacional ISO/IEC 27001 na organização.

Tópicos
1. Introdução, Antecedentes e Conceitos Chave;
2. Padrões e Estruturas;
3. Família ISO/IEC 27000 e principais publicações;
4. Usar ITIL para gerir a Segurança da Informação;
5. Usar o COBIT para gerir a Segurança da Informação;
6. Estabelecer e planear um SGSI;
7. Apoiar e Operar um ISMS;
8. Gestão de incidentes de segurança;
9. Controlar, gerir e relatar Segurança da Informação;
10. Obter Certificação para a Organização e Indivíduos.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides
2. Normas ISO/IEC 27001, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 27003, ISO/IEC 27005.

Duração e ECTS – 3 semanas e 2 ECTS

Internet das Coisas (IoT) e Hiperautomação

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Discutir os fundamentos da IoT, origem e seus conceitos básicos e avançados;
• Compreender as tecnologias de rede e conectividade IoT;
• Compreender a rede de Sensores;
• Compreender a comunicação UAV e M2M;
• Familiaridade com Arduino, integração de sensores e atuadores com Arduino;
• Compreender programação Python e Raspberry Pi;
• Cidades inteligentes e veículos conectados;
• Smart Grid e Introdução ao IIOT;
• Compreender Sensoriamento remoto e Atuação;
• Compreender as tecnologias de rede e conectividade IoT;
• Compreender os conceitos da Indústria 4.0;
• Entender os sistemas ciber-físicos;
• Entender o Digital Twin, AR, VR, AI e Big Data;
• Entender a cibersegurança para a indústria 4.0;
• Compreender a Modelagem de Negócios para a Indústria 4.1.

Tópicos
1. Introdução à IoT- Parte I;
2. Introdução à IoT- Parte-II;
3. Detectar;
4. Atuar;
5. Noções básicas de rede IoT;
6. Tecnologias de Conectividade;
7. Redes de Sensores;
8. Introdução ao Arduino;
9. Integração de Sensores e Atuadores com Arduino;
10. Introdução à Programação Python;
11. Introdução ao Raspberry Pi;
12. Implementação de IoT com Raspberry Pi;
13. Rede Definida por Software;
14. Cidades Inteligentes e Casas Inteligentes;
15. Veículos Conetados;
16. Indústria 4.0: A Quarta Revolução.
17. Perspetiva de Negócios;
18. Indústria 4.0: Sistemas Ciber-Físicos e Sensores de Próxima Geração;
19. Indústria 4.0: Realidade Aumentada e Realidade Virtual;
20. Indústria 4.0: Inteligência Artificial;
21. Indústria 4.0: Big Data e Análise Avançada;
22. IIoT Analytics e Gestão de dados: aprendizagem automática e ciência de dados;
23. Análise e Gestão de dados: Fog Computing em IoT;
24. IIoT Analytics e Gestão de Dados: Tutorial para Programação R&Julia;
25. IIoT Analytics e Gestão de dados: Gestão de dados com Hadoop;
26. IIoT Analytics e Gestão de dados: redes de centros de dados.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Gestão de Projetos de TI

O PMBOK é uma orientação para gestão de projetos, usada em todo o mundo, fornecendo os fundamentos para a execução de um projeto bem-sucedido, independentemente do tipo ou escala do projeto. Pode ser adaptado para atender a requisitos específicos da organização ou do setor.
Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
• Planear projetos de TI;
• Aplicar práticas e metodologias de gestão de projetos numa perspetiva de custo-beneficio com o volume de trabalho do projeto;
• Gerir projetos ou trabalhar num ambiente de projeto usando um dos métodos de gestão de projetos mais reconhecidos internacionalmente.

Tópicos
1. Introdução, Contexto e Conceitos Chave;
2. Influências organizacionais e ciclos de vida do projeto;
3. Gestão de projetos seguindo abordagens Agile/SCRUM e tradicionais;
4. Escopo do planeamento;
5. Planeamento do cronograma;
6. Custo de planeamento;
7. Planeamento de recursos humanos;
8. Planeamento de comunicações;
9. Risco de planeamento;
10. Planeamento de compras;
11. Planeamento da gestão das partes interessadas;
12. Execução do projeto;
13. Executar a gestão da qualidade;
14. Executar a gestão de recursos humanos;
15. Executar a gestão das comunicações;
16. Executar a gestão de compras;
17. Executar a gestão das partes interessadas;
18. Acompanhamento e controlo do projeto;
19. Concluir o projeto.

Datas:

15 de novembro de 2024: das 18:30h às 21:30h
16 de novembro de 2024: das 9:00h às 16h00h
22 de novembro de 2024: das 18:30h às 21:30h
23 de novembro de 2024: das 9:00h às 16h00h
29 de novembro de 2024: das 18:30h às 21:30h
30 de novembro de 2024: das 9:00h às 16h00h
6 de dezembro de 2024: das 19:30h às 22:30h
7 de dezembro de 2024: das 9:00h às 16h00h

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides
2. Livro: A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Project Management Institute, Inc.

Duração e ECTS – 3 semanas e 2 ECTS

Virtualização e Redes Definidas por Software

Devido ao aumento de procura de tráfego, as operadoras de rede viram-se forçadas a encontrar novas soluções económicas para a implantação das futuras redes móveis 5G. O paradigma de compartilhamento de rede foi explorado no passado e parcialmente implantado. Hoje em dia, as abordagens avançadas de multilocação de rede móvel estão ganhando cada vez mais força, abrindo caminho para diminuir ainda mais os custos de Despesas de Capital e Despesas Operacionais (CAPEX/OPEX), ao mesmo tempo em que possibilitam novas oportunidades de negócio.
Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno aprenderá princípios, mecanismos e arquiteturas de compartilhamento de rede para futuros sistemas multilocatários sob demanda. Em particular, o conceito Network Slice Por fim, o aluno verifica os esforços de padronização mais recentes, considerando questões ainda em aberto para permitir soluções avançadas de partição de rede, considerando a alocação de funções de rede virtualizadas com base em ETSI NFV/SDN/Edge computing/ Caching, a introdução de compartilhado funções de rede e encadeamento de serviços flexível.

Tópicos
1. Compartilhamento de rede
2. Computação de borda móvel
3. Partição de rede
4. Virtualização de rede
5. Rede definida por software
6. Cache de rede

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Datas provisóras:

7 de março de 2025: das 18:30h às 21:30h
8 de março de 2025: das 9:00h às 16h00h
14 de março de 2025: das 18:30h às 21:30h
15 de março de 2025: das 9:00h às 16h00h

Desenvolvimento e Aquisição de Software Seguro

• Conhecer os principais conceitos de segurança e tipos de ameaças com mais frequência;
• Identificar técnicas de defesa e mitigação de riscos no âmbito do desenvolvimento e aquisição de software;
• Compreender o ciclo de vida de desenvolvimento de software e no contexto de segurança;
• Saber identificar problemas na criação e implementação de aplicativos seguros.

Tópicos
1. Conceitos Chave de Segurança e Internet;
2. Visão geral das ameaças;
3. Malware;
4. Brechas de segurança;
5. Negação de serviço;
6. Ataques na Web;
7. Sequestro de Sessão;
8. Envenenamento de DNS;
9. Fraudes Cibernéticas;
10. Analisar SQL Injection e outras técnicas de hacking;
11. Visão geral das ferramentas;
12. O ciclo de vida do desenvolvimento de software;
13. Aplicar segurança por meio do SDLC;
14. Problemas de construção de aplicativos seguros;
15. Políticas de segurança e práticas recomendadas;
16. Análise de vulnerabilidades de rede.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Resposta a Incidentes de Segurança

• Conhecer os modelos, metodologias e práticas mais atuais e sua aplicação;
• Construção e gestão de planos de resposta a contingências de segurança, emergência, recuperação de desastres e respetivo enquadramento para a continuidade do negócio;
• Criação e preparação de equipas e desenvolvimento de processos de resposta a incidentes de segurança de diferentes tipologias;
• Resiliência Organizacional e Gestão de Crises.

Tópicos
1. Gestão de incidentes de segurança;
2. Deteção de eventos e incidentes;
3. Vulnerabilidades de segurança;
4. Equipas de resposta a incidentes de segurança de computadores.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

IoT – Internet das Coisas

A IoT permite viabilizar a troca de dados para monitoração, controlo ou mesmo com outros dispositivos inteligentes.

Programa

  • Introdução e definição de Internet das coisas (IoT)
  • Arquitetura básica de sistemas de IoT
  • Padrões e tecnologias de comunicação para IoT
  • Processamento de dados em IoT
Gestão Avançada de Riscos de Informação & Tecnologia

A organização moderna depara-se com volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade crescentes.

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:

  • Conhecer o framework M_o_R (Management of Risk)
  • Saber gerir ameaças e oportunidades não planeadas;
  • Utilizar como um guia para a gestão de riscos de projetos, numa perspetiva estratégica, programa, projeto, operacional;
  • Melhorar a prestação de serviços de Informação e Tecnologia;
  • Reduzir o desperdício, a fraude e melhorar a relação custo-benefício;
  • Saber gerir de contingências mais sólida.

Programa

  • Conceitos Chave de Gestão de Risco
  • Governação empresarial e gestão de riscos;
  • Estrutura do MoR (Management of Risk;
  • Princípios MoR
  • Processo MoR
  • Perspectivas do risco
  • Gestão de risco na prespetiva do Projeto
  • Aborgadem MoR

Datas:

15 de novembro de 2024: das 18:30h às 21:30h
16 de novembro de 2024: das 9:00h às 16h00h
22 de novembro de 2024: das 18:30h às 21:30h
23 de novembro de 2024: das 9:00h às 16h00h
29 de novembro de 2024: das 18:30h às 21:30h
30 de novembro de 2024: das 9:00h às 16h00h
6 de dezembro de 2024: das 19:30h às 22:30h
7 de dezembro de 2024: das 9:00h às 16h00h

Arquitetura Moderna de Segurança

Objetivos:

  1. Introduzir os diferentes modelos de arquiteturas de segurança;
  2. Introduzir boas práticas de Confiança Zero, recursos e ferramentas para ajudar na sua implementação;
  3. Introduzir estratégias de segurança e ferramentas para combater as ameaças à segurança das infraestruturas.

Programa

  • Introdução e conceitos de Confiança Zero
  • Modelos e referenciais arquiteturais de Confiança Zero
  • Implementação e gestão a identidade e o acesso em ambientes híbridos
  • Implementação e gestão da proteção da informação contra ameaças
  • Gestão das características de Governação e Conformidade
Governance da Informação e da Tecnologia

Objetivos:

  1. Prestar os conhecimentos teóricos e práticos sobre governance da informação e da tecnologia;
  2. Compreender o sistema da cadeia de valor da informação e da tecnologia;
  3. Compreender a aplicabilidade de modelos de governance para avaliar e a orientar o uso da I&T, no dar suporte à organização e seus objetivos estratégicos.

Programa

  • Introdução e conceitos chave;
  • Sistema de Valor da Informação e Tecnologia;
  • Governance e gestão da Informação e Tecnologia;
  • Princípios orientadores e facilitadores:
  • Técnicas e ferramentas
  • Orientação para a implementação
Gestão de Vulnerabilidades

Objetivos:

  1. Introduzir boas práticas na gestão de vulnerabilidades bem como na identificação, aplicação e priorização adequada dos resultados das análises de vulnerabilidades;
  2. Dotar de conhecimento para definição de estratégia de gestão de vulnerabilidades adequada.

Programa

  • Conceitos Chave
  • Processo de gestão de vulnerabilidades
  • Componentes essenciais num processo típico de vulnerabilidades
  • Ferramentas para fazer a Analise de vulnerabilidades
  • Indicadores de vulnerabilidades.
  • Priorização de vulnerabilidades.
  • Mitre Att&ck como forma de otimizar abordagem de mitigação de vulnerabilidades
  • Vulnerabilidades em Cloud.
  • Resposta a incidentes de segurança e o papel do processo de analise de vulnerabilidades.
Estratégia Digital
  1. Prestar os conhecimentos teóricos e práticos sobre como definir uma estratégia digital, percebendo a importância da sua integração com os objetivos estratégicos da organização;
  2. Fornecer uma abordagem estruturada e flexível para obter o máximo valor da tecnologia digital;
  3. Fornecer uma nova perspetiva sobre a gestão da informação e da tecnologia ao nível estratégico entre empresas e líderes empresariais;

Programa

  • Introdução e conceitos chave de estratégica digital
  • Princípios orientadores e práticas de gestão de serviço digitais
  • Posicionamento e Prontidão Digital
  • Planeamento Estratégico e modelos de negócio
  • Abordagens Estratégicas para Organizações Digitais
  • Iniciativas Estratégicas
  • Implementação de Estratégias Digitais
  • Medição da Estratégia
  • Viabilidade organizacional e operação paralela
  • Gestão de Tecnologias inovadoras e emergentes
  • Gestão do Riscos Estratégicos
Gestão de dados e Big Data

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:

  • Saber como organizar, armazenar e gerenciar dados usando o paradigma Big Data;
  • Saber usar Big Data através de ferramentas analíticas;
  • Entender os fundamentos da aprendizagem automática sob o paradigma de IA.

Programa

  • Tendências e desafios de Big Data;
  • Estruturas de Big Data;
  • Tipos de dados;
  • Modelos de dados;
  • Dados de streaming;
  • Sistemas de Gestão de Big Data;
  • Máquinas vetoriais de suporte;
  • Redes neurais;
  • Aprendizagem supervisionada vs não supervisionada.

Próximas datas:

  • 1, 2, 8 e 9 de março das 18h30 às 21h30
Desenvolvimento e Aquisição de Software Seguro

Objetivos

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
– Conhecer os principais conceitos de segurança e os tipos de ameaças mais frequentes,
– Identificar técnicas de defesa e mitigação de riscos no contexto do desenvolvimento e aquisição de software.
– Compreender o ciclo de vida do desenvolvimento de software e no contexto da segurança
– Conhecer técnicas de desenvolvimento de aplicações seguras.

Programa

  • Conceitos-chave de segurança em sistemas de informação
  • Conceitos-chave sobre redes e Internet
  • Visão geral de ameaças, vulnerabilidades e terminologias
  • Malware, Security Breaches, Denial of Service, Web Attacks, Session Hijacking, DNS Poisoning
  • Avaliar a probabilidade de ataque
  • O ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC)
  • Identificação de ameaças e vulnerabilidades
  • Pentests, IDS
  • Desenvolvimento de aplicações seguras
  • Implementação de criptografia, hashes, MAC (message authentication code) e assinatura digital
  • Desenvolvimento de aplicações web seguras (HTTPS, cadeia de certificados PKI)
  • Autorização: passwords e serviços de autorização (cookies, tokens, sistemas de autorização)
  • Implementação de políticas de permissão e controlo de acesso
  • Técnicas para evitar injeção de código na web, Cross-Site Scripting (XSS)
  • Técnicas gerais de defesa de software

Duração e ECTS – 15 horas e 2 ECTS

Desenvolvimento de Software Seguro

Objetivos
Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
– Conhecer os principais conceitos de segurança e os tipos de ameaças mais frequentes,
– Identificar técnicas de defesa e mitigação de riscos no contexto do desenvolvimento e
aquisição de software.
– Compreender o ciclo de vida do desenvolvimento de software e no contexto da segurança
– Conhecer técnicas de desenvolvimento de aplicações seguras.

Programa
1. Conceitos-chave de segurança em sistemas de informação
2. Conceitos-chave sobre redes e Internet
3. Visão geral de ameaças, vulnerabilidades e terminologias
4. Malware, Security Breaches, Denial of Service, Web Attacks, Session Hijacking, DNS
Poisoning
5. Avaliar a probabilidade de ataque
6. O ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC)
7. Identificação de ameaças e vulnerabilidades
8. Pentests, IDS
9. Desenvolvimento de aplicações seguras
10. Implementação de criptografia, hashes, MAC (message authentication code) e
assinatura digital
11. Desenvolvimento de aplicações web seguras (HTTPS, cadeia de certificados PKI)
12. Autorização: passwords e serviços de autorização (cookies, tokens, sistemas de
autorização)
13. Implementação de políticas de permissão e controlo de acesso
14. Técnicas para evitar injeção de código na web, Cross-Site Scripting (XSS)
15. Técnicas gerais de defesa de software

Horário: Sexta-feira das 18h30 às 21h30 e Sábado das 9h às 16h

Datas: de 29 de setembro a 7 de outubro

Duração e ECTS – 30 horas e 6 ECTS

Gestão da Segurança da Informação e da Tecnologia

Objetivos
Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
– Saber definir, implementar e manter um sistema de gestão de segurança da informação
utilizando as melhores práticas e normas internacionais
– Saber diagnosticar os riscos de uma violação de segurança
– Saber gerir os riscos no contexto de uma organização
– Saber como obter e manter uma certificação internacional ISO/IEC 27001 na organização

Programa
1. Introdução, antecedentes e conceitos-chave
2. Normas e quadros de referência
3. Família ISO/IEC 27000 e principais publicações
4. Utilizar a ITIL para gerir a segurança da informação
5. Utilização do COBIT para gerir a Segurança da Informação
6. Estabelecer e planear um SGSI
7. Apoio e funcionamento de um SGSI
8. Gerir incidentes de segurança
9. Controlar, gerir e comunicar a Segurança da Informação
10. Obtenção de certificação para a organização e para os indivíduos

Duração e ECTS – 30 horas e 6 ECTS

Gestão de Serviços de SI

Objetivos
Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de:
– Saber como gerir serviços modernos de TI em equipas de serviços Agile ou DevOps e
organizações de TI clássicas.
– Saber como melhorar os serviços seguindo a estrutura ITIL 4.
– Compreender o framework ITIL 4, como usá-lo em toda a organização para permitir a
realização dos objetivos da empresa.

  • Programa
    Introdução

  • Abordagens Agile, SCRUM, DevOps e LEAN
  • ITIL 4 Principais componentes e conceitos-chave
  • Dimensões da gestão de serviços
  • Princípios orientadores
  • Sistema de valor de serviço da ITIL
  • Cadeia de valor do serviço e Melhoria Contínua
  • Práticas gerais de gestão
  • Práticas de gestão de serviços
  • Gestão de Incidentes
  • Gestão de Problemas
  • Controlo de alterações
  • Balcão de serviços
  • Gestão do nível de serviço
  • Pedido de serviço
  • Práticas de gestão técnica
  • Capacitação para mudanças

Duração e ECTS – 30 horas e 6 ECTS

Gestão de Projetos de SI

Objetivos
Após a conclusão deste curso, o aluno será capaz de:
– Saber como planear projetos de TI
– Saber aplicar as práticas e metodologias de gestão de projetos numa perspetiva de valor
para o dinheiro com o volume de trabalho do projeto
– Saber gerir projetos ou trabalhar em ambiente de projeto utilizando um dos métodos de
gestão de projetos mais reconhecidos internacionalmente.

Programa
1. Introdução, contexto e conceitos-chave
2. Influências organizacionais e ciclos de vida dos projetos
3. Gestão de projetos segundo as abordagens Agile/SCRUM e Tradicional
4. Planeamento do âmbito
5. Planeamento do calendário
6. Planeamento de custos
7. Planeamento dos recursos humanos
8. Planeamento das comunicações
9. Planeamento do risco
10. Gestão avançada de Risco em Projetos de TI
11. Planeamento das aquisições
12. Planeamento da gestão das partes interessadas
13. Execução do projeto
14. Execução da gestão da qualidade
15. Execução da gestão dos recursos humanos
16. Execução da gestão das comunicações
17. Execução da gestão das aquisições
18. Execução da gestão das partes interessadas
19. Acompanhamento e controlo do projeto
20. Encerramento do projeto

Duração e ECTS – 30 horas e 6 ECTS

Arquitetura Moderna de Segurança

Objetivos

1. Introduzir os diferentes modelos de arquiteturas de segurança;
2. Introduzir boas práticas de Confiança Zero, recursos e ferramentas para ajudar na sua implementação;
3. Introduzir estratégias de segurança e ferramentas para combater as ameaças à segurança das infraestruturas.

  • Programa
    Introdução e conceitos de Confiança Zero
  • Modelos e referenciais arquiteturais de Confiança Zero
  • Implementação e gestão a identidade e o acesso em ambientes híbridos
  • Implementação e gestão da proteção da informação contra ameaças
  • Gestão das características de Governação e Conformidade

Duração e ECTS – 15 horas e 4 ECTS

Fundamentos da Automação de Processos Industriais

Proporcionar conhecimentos sobre procedimentos de automatização de processos industrial permitindo aos alunos identificar formas de implementação de modalidades que permitam um melhor desempenho industrial.

Tópicos
1. Generalidades sobre automação de processos industriais;
2. Comunicações industriais e protocolos para redes cabladas e wireless;
3. Sensores industriais;
4. Controladores industriais, interfaces homem/máquina e sistemas de supervisão;
5. Sistemas pneumáticos;
6. Sistemas hidráulicos;
7. Sistemas elétricos;
8. GRAFET;
9. Rede Petri.

Bibliografia de referência
Pinto, J., Tecnologias de Automação na Indústria 4.0, 2021, Lidel, ISBN: 9789897526046

Leituras recomendadas
1. Ferreira, A., Santos, A., Automação Integrada, 2017, Publindústria, ISBN: 9789897231278
2. Pires, N., Automação e Controlo Industrial Indústria 4.0., Lidel, ISBN: 9789897524127
3. Fundamentos De Automação, 2016, SENAI-SP ISBN: 9788583939696
4. Love, J., Process Automation Handbook: A Guide to Theory and Practice, 2007, Springer, ISBN -13 978-1846282812

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Fundamentos de Simulação e Realidade Virtual e Aumentada

Dotar os alunos sobre o processo evolutivo das tecnologias de realidade virtual e aumentada, incluindo soluções híbridas em aeronáutica permitindo-lhes ter capacidade para identificar situações passíveis de serem convertidas para realidade virtual ou aumentada melhorando a eficiência e segurança das atividades existentes.

Tópicos
1. Introdução à realidade virtual e aumentada;
2. Aplicações profissionais de realidade virtual e aumentada;
3. Software para realidade virtual;
4. Software para realidade aumentada;
5. Aplicações para realidade virtual e aumentada.

Bibliografia de referência
Fialho, A. Realidade Virtual e Aumentada Tecnologias para Aplicações Profissionais, 2018, Éica Saraiva Educação, ISBN 978-85-365-2596-9

Leituras recomendadas
1. Azevedo, E., Desenvolvimento de Jogos 3D e Aplicações em Realidade Virtual, 2005, Campus, ISBN: 9788535215694
2. Ribeiro, N., Multimédia e Tecnologias Interativas, 2012, FCA, ISBN 9789727227440
3. Romero, T., Introdução a Realidade Virtual e Aumentada, Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2020, ISBN 978-65-87003

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Interoperabilidade – Fundamentos da Simulação Distribuída e Padrões

Dotar os alunos sobre a evolução das várias tecnologias de realidade virtual e aumentada existentes, incluindo soluções híbridas em aeronáutica, permitindo-lhes ter capacidade para identificar situações que podem ser convertidas para virtual ou para realidade aumentada melhorando a eficiência e segurança das atividades existentes.

Tópicos
1. Introdução à simulação distribuída – perspetiva histórica;
2. Fundamentos da simulação de eventos discretos;
3. Algoritmos de sincronização conservadores;
4. Time Warp;
5. Técnicas Otimistas Avançadas;
6. Simulação Paralela no Tempo;
7. Ambientes Virtuais Distribuídos;
8. Rede e distribuição de dados;
9. Gestão de tempo e agendar eventos.

Bibliografia de referência
Topçu, O., et al, Simulation – A Model Driven Engineering Approach, 2016, Springer, ISBN978-3-319-03049-4

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides;
2. Andreas, To., Engineering Principles of Combat Modelling and Distributed Simulation, 2012, John Wiley & Sons, Inc, ISBN 978-0-470-87429-5;
3. Fujimoto, R., Parallel and Distributed Simulation Systems, 2000, John Wiley & Sons Inc, ISBN 0-471-18383-0;

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Introdução aos Sistemas Espaciais

Proporcionar aos alunos uma perspetiva global sobre os sistemas espaciais, nomeadamente os satélites, permitindo-lhes ter uma perspetiva integrada sobre todo o processo incluindo o processo de gestão e utilização.

Tópicos
1. Introdução;
2. Órbitas e questões relacionadas;
3. Sinais de banda base e qualidade de serviço;
4. Técnicas de comunicação digital;
5. Uplink, downlink e desempenho geral do link; links intersatélites;
6. Acesso múltiplo;
7. Redes de satélites;
8. Estações terrestres;
9. A carga de comunicação;
10. A plataforma;
11. Veículos de instalação e lançamento de satélites.

Bibliografia de referência
Maral, Satellite Communications Systems: Systems, Techniques and Technology, 2009, Wiley, 2009, ISBN 9780470714584.

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides.

Duração e ECTS – 2 semanas e 2 ECTS

Regulamentos Espaciais e Certificação

Proporcionar aos alunos uma perspetiva global sobre os regulamentos e normas aplicáveis à conceção e homologação de sistemas espaciais, nomeadamente satélites.

Tópicos
1. Introdução;
2. Padrões europeus;
3. Padrões internacionais;
4. Testes e homologação de sistemas espaciais (satélites e sistemas de lançamento).

Leituras recomendadas
1. Notas de aula e slides;

Duração e ECTS – 3 semanas e 2 ECTS

Gestão de Projeto Espacial

Fornecer aos alunos uma perspetiva global de como desenvolver a gestão de projetos de sistemas espaciais usando a abordagem de engenharia de sistemas.

Tópicos
1. Introdução.
2. Fundamentos da Engenharia de Sistemas
3. Ciclo de Vida do Projeto
4. Processos de Projeto de Sistema
5. Realização do produto
6. Gestão Técnica Transversal

Bibliografia de referência
NASA Systems Engineering Handbook: NASA/SP-2016-6105, NASA, 2017, ISBN-10: 1093976187 ISBN-13 : 978-1093976182.

Duração e ECTS – 3 semanas e 2 ECTS

Mais informações:

Nome(Obrigatório)
Parceiros da indústria: