Entrar em Contacto

Your choice. Your future

Gabinete de Responsabilidade Social e Corporativa

“Apostar na Felicidade Organizacional, no Bem-Estar e Qualidade de Vida de toda a Comunidade académica da ATLÂNTICA é, sem dúvida, a meta principal a atingir nestes próximos anos” e “continuar a promover a Responsabilidade Social Corporativa.”

(Adaptado – Plano Estratégico da Atlântica – Instituto Universitário 2023-2026).

O GRSC do Grupo Atlântica pretende que a instituição seja reconhecida em termos de Responsabilidade Social Corporativa, Ética Empresarial e Inovação Sustentável.

Para tal, as suas ações assentam na dimensão ESG (Ambiente, Questões Sociais e Gestão), estão fortemente comprometidas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas no âmbito da Agenda 2030 e pretendem enquadrar-se nos indicadores do Observatório para a Responsabilidade Social nas Instituições de Ensino Superior (ORSIES).

Compete ao Gabinete de Responsabilidade Social Corporativa:

– Participar na definição de políticas de RSC na Atlântica – Instituto Universitário.

– Avaliar a implementação dos referenciais da Responsabilidade Social Universitária na Atlântica – Instituto Universitário, tendo em atenção o referencial do ORSIES – Observatório de Responsabilidade Social da Instituições de Ensino Superior.

– Desenvolver ações de RSU transversais na Atlântica – Instituto Universitário em articulação com as suas Unidades e Serviços.

– Promover o bem-estar e a felicidade dos profissionais, estudantes e comunidade envolvente, motivados por uma ética humanista e pessoal, suportada pelos direitos humanos e ancorada num empreendedorismo criativo e com impacto.

– Promover a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar dos profissionais da Atlântica – Instituto Universitário.

– Colaborar com outras instituições, nacionais e internacionais, que sejam relevantes para a prossecução dos objetivos de RSC da Atlântica – Instituto Universitário.

As nossas linhas estratégicas:

a) Inclusão e ética

b) Bem-estar e qualidade de vida

c) Empreendedorismo e felicidade

d) Solidariedade e voluntariado

Contacto:

grsc@uatlantica.pt

  • Promover a equidade na formação através de medidas de suporte;
  • Desenvolver acessos inclusivos a edifícios e serviços;
  • Contribuir para a definição de indicadores de avaliação da eficácia das diversas práticas implementadas na instituição, de modo a promover o desenvolvimento de uma cultura de valorização do respeito e da diversidade;
  • Dinamizar ações de promoção da ética, focando em valores como a compaixão, a autenticidade e a justiça.
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura organizacional de promoção de um ambiente sustentável e adequado para estudar e trabalhar;

  • Realizar atividades para a adoção de estilos de vida com qualidade;

  • Facilitar o desenvolvimento de serviços de bem-estar para estudantes, docentes e restantes profissionais;

  • Colaborar nos processos de gestão que conduzem à promoção da qualidade, de acordo com os referenciais da A3ES.

  • Promover a realização de ações criativas e de melhoria da cultura organizacional com foco nas pessoas;

  • Dinamizar e participar em projetos de investigação nacionais e internacionais, que facilitem a integração do conhecimento nas boas práticas de RSC;

  • Contribuir para abordagens valorizadoras do propósito individual e organizacional;

  • Apoiar a realização de projetos significativos para os diferentes stakeholders da instituição.

  • Colaborar com grupo de voluntariado;

  • Promover ações de sensibilização e formação sobre solidariedade e voluntariado;

  • Incentivar a colaboração e a realização de protocolos com instituições que fomentem as diferentes práticas de Responsabilidade Social Corporativa.