Entrar em Contacto

Your choice. Your future

Licenciatura

Gestão do Transporte Aéreo

Projetado para aqueles que procuram liderar e gerir no mundo da aviação, a Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo oferece uma perspetiva abrangente do sistema de transporte aéreo global.

Informações Licenciatura

A Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo foi desenvolvida para proporcionar uma compreensão abrangente do sistema de transporte aéreo global.
A Atlântica – Instituto Universitário está dedicada a moldar o futuro da aviação, tendo em conta as necessidades atuais do mercado e antecipando os desafios que vão surgir no setor.
Objetivos / Resultados de Aprendizagem
As principais competências adquiridas ao longo da licenciatura incluem:
– Compreender a indústria da aviação comercial, abordando temas como gestão de operações e negócios aeroportuários, gestão de companhias aéreas e das suas frotas, programação de rotas, operações de passageiros e carga, segurança, manutenção de aeronaves e estratégias de desenvolvimento global do transporte aéreo;
– Capacitar os alunos com uma forte experiência no setor para desenvolver uma perspicácia empresarial essencial para posições de liderança, integrando os conceitos-chave da aviação com estratégias avançadas de negócios;
– Explorar amplamente a administração de empresas, incluindo áreas como contabilidade, economia, finanças, marketing, gestão e negócios globais;
– Garantir que, após a licenciatura, os alunos e as alunas estão preparados e qualificados para desempenhar funções de gestão operacional e executiva no setor da aviação civil.
Acesso a estudos superiores

A Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo possibilita o acesso a Mestrados.

Horário

As aulas da Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo são lecionadas em horário pós-laboral, entre as 18h30 e as 22h30, podendo haver aulas ao sábado.

Diretor do Curso

Miguel Moreira

O ingresso na Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo pode ser efetuado pelo Regime Geral e através de Concursos Especiais de Acesso, Regimes Especiais de Acesso e Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Para candidatos no Regime Geral, são necessários os seguintes requisitos:
– Aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação nacional ou estrangeira legalmente equivalente;
– Realização das provas de ingresso exigidas para o curso, com classificação igual ou superior à mínima estabelecida.
Além do Regime Geral, existem concursos especiais destinados a candidatos com condições habilitacionais específicas, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior e promovendo uma lógica de aprendizagem ao longo da vida. Esses concursos incluem:
– Adultos Maiores de 23 anos: Candidatos que tenham obtido aprovação em provas especialmente concebidas para avaliar a capacidade de frequentar o ensino superior.
Critérios de Ingresso
Os critérios de ingresso para a Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo incluem a realização:
– do Exame Nacional 04 Economia, 16 Matemática ou 18 Português (despacho nº 6571/2020, de 23 de junho) para ingresso em Regime Geral;
– ou da Prova de Acesso de Introdução ao Desenvolvimento e Gestão do Transporte Aéreo para o ingresso em Regime de Maiores de 23 anos.
Pré-Requisitos
Não são necessários pré-requisitos para a candidatura à Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo.
Prazos de Candidatura
Os prazos de candidatura para a Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo dividem-se de formas distintas segundo a sua forma de acesso.
Regime Geral
1ª fase: de 01/03/2024 a 24/07/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): de 25/07/2024 a 16/08/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): de 17/08/2024 a 13/09/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): de 14/09/2024 a 09/10/2024.
Regime para Maiores de 23 anos e cursos profissionais
1ª fase: de 01/03/2024 a 05/04/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): de 06/04/2024 a 17/05/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): de 18/05/2024 a 14/06/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): 15/06/2024 a 12/07/2024;
5ª fase (vagas sobrantes): 13/07/2024 a 06/09/2024.
Concursos Especiais, Mudanças de Curso/Par Instituição, TCS:
1ª fase: de 01/03/2024 a 05/04/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): 06/04/2024 a 17/05/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): 18/05/2024 a 05/07/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): 06/07/2024 a 06/09/2024.
Acreditação e Registo

Acreditação da A3ES

NCE/19/1900192, acreditado em 30-04-2020, pelo período de 6 anos

Registo na DGES

Registo inicial: R/A-Cr 33/2020 de 02-06-2020

Código: L197

Publicação do plano de estudos em Diário da República

Despacho n.º 6571/2020, de 23 de junho, 2.ª Série N.º 120

Na Licenciatura em Gestão de Transporte Aéreo, os alunos e as alunas adquirem conhecimentos fundamentais para se destacarem na área de tráfego aéreo, abrindo portas para diversos setores de empregabilidade. Confira algumas saídas profissionais:
– Gestor em companhias aéreas;
– Gestor em aeroportos;
– Operadores de assistência em escala;
– Gestor em organizações de treino;
– Gestor em organizações de manutenção;
– Gestor nas autoridades de aviação civil nacionais e internacionais.
Principais Tipos de Empregadores
A Licenciatura em Gestão de Transporte Aéreo prepara os alunos para uma carreira dinâmica em setores de ponta, como:
– Companhias aéreas;
– Aeroportos;
– Organizações de treino e de manutenção;
– Entidades reguladoras;
– Empresas de serviços de transporte aéreo;
– Autoridades de aviação civil nacionais e internacionais.

Os alunos da Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo têm a oportunidade de participar em visitas de estudo e aulas em contexto de trabalho, disponibilizadas pela Atlântica, proporcionando uma experiência rica e imersiva no setor aeronáutico e da aviação nas seguintes instituições:

A parceria com a OGMA tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho e estreitar a relação entre a investigação académica e as entidades do setor aeronáutico. O protocolo inclui a criação de estágios curriculares e profissionais na OGMA, a promoção de diversas oportunidades em instituições internacionais, a troca de conhecimento e a colaboração no desenvolvimento de projetos conjuntos.

A parceria com a AED Cluster Portugal visa ampliar as possibilidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho e reforçar a interação entre a pesquisa académica e as organizações do setor. O acordo inclui a implementação de estágios curriculares e profissionais na AED Cluster Portugal, a oferta de várias oportunidades em instituições internacionais, a partilha de know-how e a colaboração no desenvolvimento de projetos conjuntos.

A cooperação com a ISQ tem como objetivo aumentar as oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho e fortalecer a ligação entre a pesquisa académica e as entidades do setor. O acordo contempla a criação de estágios curriculares e profissionais na ISQ, a disponibilização de várias oportunidades em instituições internacionais, a troca de conhecimentos e a colaboração no desenvolvimento de projetos conjuntos.

A parceria com a Lauak visa ampliar as oportunidades de emprego para estudantes e fortalecer a conexão entre a pesquisa académica e as organizações do setor aeronáutico. O acordo inclui a criação de estágios curriculares e profissionais na Lauak, a oferta de oportunidades em instituições internacionais, a partilha de conhecimentos técnicos e a cooperação no desenvolvimento de projetos conjuntos, promovendo a inovação e preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

A parceria com a Europavia tem como objetivo expandir as oportunidades de emprego para os estudantes e estreitar a relação entre a pesquisa académica e as entidades do setor. Este acordo abrange a criação de estágios curriculares e profissionais na Europavia, além de oferecer diversas oportunidades em instituições internacionais. Inclui também a partilha de conhecimentos técnicos especializados e a colaboração no desenvolvimento de projetos conjuntos, a inovação e preparando os estudantes de forma mais robusta para os desafios do mercado de trabalho.

Com o intuito de atender às necessidades do mercado de trabalho e numa lógica de qualificação de ativos para o transporte aéreo nacional e internacional, a Atlântica estabeleceu parcerias estratégicas com diversas entidades e instituições:

O objetivo principal destas colaborações é facilitar aos alunos e às alunas das instituições a oportunidade de integrar:

OMNI OATC: o Curso Integrado de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizado na OMNI OATC com a Licenciatura em Engenharia Aeronáutica da Atlântica acreditada pela Ordem dos Engenheiros e o Curso de Oficial de Operações de Voo (OOV) realizado na OMNI OATC com a licenciatura em Engenharia Aeronáutica da Atlântica.

Sevenair Academy: o Curso Modular de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizado na Sevenair Academy com a licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo da Atlântica.

IFA: os Cursos Integrado ou Modular de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) com a licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo da Atlântica.

Air Dream College: os Cursos Integrado ou Modular de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizados no Air Dream College com a licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo da Atlântica e o Curso de Oficial de Operações de Voo (OOV) ou Oficial de Despacho (OD) realizados no Air Dream College com a licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo da Atlântica.

Para estudantes que usufruam das parcerias com a OMNI OATC, Sevenair Academy e IFA, o reconhecimento de competências e concessão de créditos ECTS é avaliado mediante validação pelo Conselho Científico da Atlântica.

Quem demonstrar possuir as competências (Learning Outcomes) exigidas nos termos da Part-FCL da European Aviation Safety Agency (EASA) constantes do documento Acceptable Means of Compliance and Guidance Material to Part-FCL, secção SUBPART F — AIRLINE TRANSPORT PILOT LICENCE — ATPL, alíneas AMC1 FCL.310; FCL.515(b); FCL.615(b), serão elegíveis para a concessão de créditos ECTS pela Atlântica as seguintes unidades curriculares, num total de 24 ECTS:

 

OMNI OATC | IFA | Sevenair Academy

Unidades

Curriculares

Curso Ano Semestre
Operações e Gestão da Segurança Lic Gestão do Transporte Aéreo
Conhecimentos Gerais de Aeronaves Lic Gestão do Transporte Aéreo
Direito Aéreo Lic Gestão do Transporte Aéreo
Navegação Aérea e Gestão de Tráfego Lic Gestão do Transporte Aéreo

 

As parcerias preveem ainda um conjunto de descontos comerciais para os alunos que frequentarem as duas instituições em simultâneo.

 

A Atlântica e a Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) estabeleceram uma relação estratégica com vista a:

– Desenvolver projetos técnicos e científicos de interesse comum;

– Oferecer condições especiais aos associados da APPLA (incluindo cônjuges e familiares diretos) na frequência dos cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduações da Atlântica.

O reconhecimento de competências e concessão de créditos ECTS é avaliado pelo Conselho Científico da Atlântica. Os Pilotos de Linha Aérea que demonstrem possuir as competências (Learning Outcomes) exigidas nos termos da Part-FCL da European Aviation Safety Agency (EASA) para o ATPL(A) ou ATPL(H) serão elegíveis para a concessão de créditos ECTS pela Atlântica as seguintes unidades curriculares da Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo, num total de 24 ECTS:

 

APPLA
Unidades

Curriculares

Curso Ano Semestre
Operações e Gestão da Segurança Lic Gestão do Transporte Aéreo
Conhecimentos Gerais de Aeronaves Lic Gestão do Transporte Aéreo
Direito Aéreo Lic Gestão do Transporte Aéreo
Navegação Aérea e Gestão de Tráfego Lic Gestão do Transporte Aéreo

Além desta avaliação, a experiência comprovada no exercício de funções de comando ao longo da carreira profissional em linha aérea é levada em conta para o reconhecimento de competências adicionais, mediante análise.

 

A Atlântica – Instituto Universitário estabeleceu ainda parceria com a AWA (Aeronautical Web Academy). O objetivo desta colaboração é o de proporcionar aos alunos a oportunidade de colaborar na conceção e lançamento de um produto que permitirá a atribuição de créditos, tanto na Licenciatura em Gestão de Transporte Aéreo como na Licenciatura em Engenharia Aeronáutica.

Esta oportunidade destina-se a estudantes que possuam certificados de habilitações aeronáuticas dos cursos:

– ATPL(A) Integrado;

– ATPL(A) Modular;

– Curso Oficial de Operações de Voo.

Com esta iniciativa, pretende-se conceder aos alunos e às alunas, que frequentem uma das licenciaturas abrangidas, benefícios de otimização do tempo, em comparação com a realização separada dos cursos mencionados.

A parceria contempla a realização de estágios profissionais na AWA, por parte dos alunos da Atlântica.

Os alunos da Atlântica beneficiam de descontos nos cursos de ATPL(A) Integrado, nos módulos do curso ATPL Modular e no Curso Oficial de Operações de Voo. Já os colaboradores da AWA podem beneficiar de descontos na oferta formativa da Atlântica.

 

A parceria com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) visa expandir as oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho, assim como aproximar a investigação e academia das entidades do setor.

Previsto no protocolo está a criação de estágios curriculares e profissionais na ANAC, a promoção de um conjunto de oportunidades em instituições internacionais, a partilha de know-how e a cooperação para o desenvolvimento de projetos conjuntos.

A parceria prevê um desconto na Propina global dos Cursos de Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo, para os associados (incluindo cônjuges e familiares diretos) do SITEMA.

A parceria proporciona, aos colaboradores da Groundforce Portugal (incluindo cônjuges e familiares diretos) e trabalhadores temporários que prestem serviços para a empresa, descontos na Propina global dos Cursos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação previstos, assim como nas Consultas da Clínica Universitária Atlântica. Os colaboradores estão ainda isentos de pagamento da matrícula nos cursos de Licenciatura englobados pela parceria.

No âmbito da parceria, os alunos do curso de Técnico de Certificação da Manutenção Aeronáutica poderão realizar a componente prática na AEROMEC – uma referência enquanto organização de manutenção.

A Atlântica – Instituto Universitário e a euroAtlantic Airways colaboram nas áreas de investigação, ensino e prestação de serviços e consultoria.

Plano de Estudos

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Fundamentos de Gestão 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Contabilidade Financeira 168 TP:60 6 Obrigatório
Fundamentos de Economia 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Matemática 168 TP:60 6 Obrigatório
Introdução ao Transporte Aéreo 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Seminários de Aeronáutica e Aviação Civil 168 S:30; OT:15 6 Obrigatório
Cálculo Financeiro 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Estatística Aplicada 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Fiscalidade Empresarial 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Operações e Gestão da Segurança 168 TP:345 OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Projetos de Investimento 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Gestão de Recursos Humanos 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Fundamentos de Direito para Gestores 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Gestão de Aeroportos 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Conhecimentos Gerais de Aeronaves 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Gestão Estratégica 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Inovação e Gestão da Mudança 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Finanças Corporativas 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Direito Aéreo 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Marketing e Gestão Comercial das C. A. 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Métodos e Técnicas de Investigação 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Controlo de Gestão 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Gestão de Contratos Comerciais na A. Civil 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Regulamentação Aeronáutica 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Manutenção de Aeronaves 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Empreendedorismo 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Navegação Aérea e Gestão de Tráfego 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Gestão do Transporte Aéreo 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Desenvolvimento Sustentável do T. Aéreo 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Projeto 168 OT:45 6 Obrigatório

Preciso de ajuda com a minha decisão

Fale connosco e esclareça todas as dúvidas

Hidden
Nome(Obrigatório)