Entrar em Contacto

Your choice. Your future

Licenciatura

Gestão do Transporte Aéreo

Projetado para aqueles que procuram liderar e gerir no mundo da aviação, a Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo oferece uma perspetiva abrangente do sistema de transporte aéreo global.

Informações Licenciatura

A Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo foi desenvolvida para proporcionar uma compreensão abrangente do sistema de transporte aéreo global.
A Atlântica – Instituto Universitário está dedicada a moldar o futuro da aviação, tendo em conta as necessidades atuais do mercado e antecipando os desafios que vão surgir no setor.
Objetivos / Resultados de Aprendizagem
As principais competências adquiridas ao longo da licenciatura incluem:
– Compreender a indústria da aviação comercial, abordando temas como gestão de operações e negócios aeroportuários, gestão de companhias aéreas e das suas frotas, programação de rotas, operações de passageiros e carga, segurança, manutenção de aeronaves e estratégias de desenvolvimento global do transporte aéreo;
– Capacitar os alunos com uma forte experiência no setor para desenvolver uma perspicácia empresarial essencial para posições de liderança, integrando os conceitos-chave da aviação com estratégias avançadas de negócios;
– Explorar amplamente a administração de empresas, incluindo áreas como contabilidade, economia, finanças, marketing, gestão e negócios globais;
– Garantir que, após a licenciatura, os alunos e as alunas estão preparados e qualificados para desempenhar funções de gestão operacional e executiva no setor da aviação civil.
Acesso a estudos superiores

A Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo possibilita o acesso a Mestrados.

Horário

As aulas da Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo são lecionadas em horário pós-laboral, entre as 18h30 e as 22h30, podendo haver aulas ao sábado.

Diretor do Curso

Miguel Moreira

O ingresso na Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo pode ser efetuado pelo Regime Geral e através de Concursos Especiais de Acesso, Regimes Especiais de Acesso e Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Para candidatos no Regime Geral, são necessários os seguintes requisitos:
– Aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação nacional ou estrangeira legalmente equivalente;
– Realização das provas de ingresso exigidas para o curso, com classificação igual ou superior à mínima estabelecida.
Além do Regime Geral, existem concursos especiais destinados a candidatos com condições habilitacionais específicas, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior e promovendo uma lógica de aprendizagem ao longo da vida. Esses concursos incluem:
– Adultos Maiores de 23 anos: Candidatos que tenham obtido aprovação em provas especialmente concebidas para avaliar a capacidade de frequentar o ensino superior.
Critérios de Ingresso
Os critérios de ingresso para a Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo incluem a realização:
– do Exame Nacional 04 Economia, 16 Matemática ou 18 Português (despacho nº 6571/2020, de 23 de junho) para ingresso em Regime Geral;
– ou da Prova de Acesso de Introdução ao Desenvolvimento e Gestão do Transporte Aéreo para o ingresso em Regime de Maiores de 23 anos.
Pré-Requisitos
Não são necessários pré-requisitos para a candidatura à Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo.
Prazos de Candidatura
Os prazos de candidatura para a Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo dividem-se de formas distintas segundo a sua forma de acesso.
Regime Geral
1ª fase: de 01/03/2024 a 24/07/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): de 25/07/2024 a 16/08/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): de 17/08/2024 a 13/09/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): de 14/09/2024 a 09/10/2024.
Regime para Maiores de 23 anos e cursos profissionais
1ª fase: de 01/03/2024 a 05/04/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): de 06/04/2024 a 17/05/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): de 18/05/2024 a 14/06/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): 15/06/2024 a 12/07/2024;
5ª fase (vagas sobrantes): 13/07/2024 a 06/09/2024.
Concursos Especiais, Mudanças de Curso/Par Instituição, TCS:
1ª fase: de 01/03/2024 a 05/04/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): 06/04/2024 a 17/05/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): 18/05/2024 a 05/07/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): 06/07/2024 a 06/09/2024.
Acreditação e Registo

Acreditação da A3ES

NCE/19/1900192, acreditado em 30-04-2020, pelo período de 6 anos

Registo na DGES

Registo inicial: R/A-Cr 33/2020 de 02-06-2020

Código: L197

Publicação do plano de estudos em Diário da República

Despacho n.º 6571/2020, de 23 de junho, 2.ª Série N.º 120

Na Licenciatura em Gestão de Transporte Aéreo, os alunos e as alunas adquirem conhecimentos fundamentais para se destacarem na área de tráfego aéreo, abrindo portas para diversos setores de empregabilidade. Confira algumas saídas profissionais:
– Gestor em companhias aéreas;
– Gestor em aeroportos;
– Operadores de assistência em escala;
– Gestor em organizações de treino;
– Gestor em organizações de manutenção;
– Gestor nas autoridades de aviação civil nacionais e internacionais.
Principais Tipos de Empregadores
A Licenciatura em Gestão de Transporte Aéreo prepara os alunos para uma carreira dinâmica em setores de ponta, como:
– Companhias aéreas;
– Aeroportos;
– Organizações de treino e de manutenção;
– Entidades reguladoras;
– Empresas de serviços de transporte aéreo;
– Autoridades de aviação civil nacionais e internacionais.
Com o intuito de atender às necessidades do mercado de trabalho e numa lógica de qualificação de ativos para o transporte aéreo nacional e internacional, a Atlântica estabeleceu parcerias estratégicas com a OMNI OATC, SEVENAIR Academy, IFA e o Air Dream College.
O objetivo principal destas colaborações é facilitar aos alunos e às alunas das instituições a oportunidade de integrar:
– OMNI OATC: o Curso Integrado de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizado na OMNI OATC com a Licenciatura em Engenharia Aeronáutica da Atlântica acreditada pela Ordem dos Engenheiros e o Curso de Oficial de Operações de Voo (OOV) realizado na OMNI OATC com a licenciatura em Engenharia Aeronáutica da Atlântica.
– Sevenair Academy: o Curso Modular de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizado na Sevenair Academy com a licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo da Atlântica.
– IFA: os Cursos Integrado ou Modular de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) com a licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo da Atlântica.
– Air Dream College: os Cursos Integrado ou Modular de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizados no Air Dream College com a licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo da Atlântica e o Curso de Oficial de Operações de Voo (OOV) ou Oficial de Despacho (OD) realizados no Air Dream College com a licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo da Atlântica.
Para estudantes que usufruam das parcerias com a OMNI OATC, Sevenair Academy e IFA, o reconhecimento de competências e concessão de créditos ECTS é avaliado mediante validação pelo Conselho Científico da Atlântica. Quem demonstrar possuir as competências (Learning Outcomes) exigidas nos termos da Part-FCL da European Aviation Safety Agency (EASA) constantes do documento Acceptable Means of Compliance and Guidance Material to Part-FCL, secção SUBPART F — AIRLINE TRANSPORT PILOT LICENCE — ATPL, alíneas AMC1 FCL.310; FCL.515(b); FCL.615(b), serão elegíveis para a concessão de créditos ECTS pela Atlântica as seguintes unidades curriculares, num total de 24 ECTS:
OMNI OATC
Unidades

Curriculares

Curso Ano Semestre
Operações e Gestão da Segurança Lic Gestão do Transporte Aéreo
Conhecimentos Gerais de Aeronaves Lic Gestão do Transporte Aéreo
Direito Aéreo Lic Gestão do Transporte Aéreo
Navegação Aérea e Gestão de Tráfego Lic Gestão do Transporte Aéreo
Sevenair Academy
Unidades

Curriculares

Curso Ano Semestre
Operações e Gestão da Segurança Lic Gestão do Transporte Aéreo
Conhecimentos Gerais de Aeronaves Lic Gestão do Transporte Aéreo
Direito Aéreo Lic Gestão do Transporte Aéreo
Navegação Aérea e Gestão de Tráfego Lic Gestão do Transporte Aéreo
IFA
Unidades

Curriculares

Curso Ano Semestre
Operações e Gestão da Segurança Lic Gestão do Transporte Aéreo
Conhecimentos Gerais de Aeronaves Lic Gestão do Transporte Aéreo
Direito Aéreo Lic Gestão do Transporte Aéreo
Navegação Aérea e Gestão de Tráfego Lic Gestão do Transporte Aéreo
Para além destas parcerias, a Atlântica e a Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) estabeleceram uma relação estratégica com vista a:
– Desenvolver projetos técnicos e científicos de interesse comum;
– Oferecer condições especiais aos associados da APPLA (incluindo cônjuges e familiares diretos) na frequência dos cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduações da Atlântica.
O reconhecimento de competências e concessão de créditos ECTS é avaliado pelo Conselho Científico da Atlântica. Os Pilotos de Linha Aérea que demonstrem possuir as competências (Learning Outcomes) exigidas nos termos da Part-FCL da European Aviation Safety Agency (EASA) para o ATPL(A) ou ATPL(H), serão elegíveis para a concessão de créditos ECTS pela Atlântica as seguintes unidades curriculares da Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo, num total de 24 ECTS:
APPLA
Unidades

Curriculares

Curso Ano Semestre
Operações e Gestão da Segurança Lic Gestão do Transporte Aéreo
Conhecimentos Gerais de Aeronaves Lic Gestão do Transporte Aéreo
Direito Aéreo Lic Gestão do Transporte Aéreo
Navegação Aérea e Gestão de Tráfego Lic Gestão do Transporte Aéreo
Além desta avaliação, a experiência comprovada no exercício de funções de comando ao longo da carreira profissional em linha aérea é levada em conta para o reconhecimento de competências adicionais, mediante análise.
A Atlântica – Instituto Universitário estabeleceu ainda parceria com a AWA (Aeronautical Web Academy). O objetivo desta colaboração é o de proporcionar aos alunos a oportunidade de colaborar na conceção e lançamento de um produto que permitirá a atribuição de créditos tanto na Licenciatura em Gestão de Transporte Aéreo como na Licenciatura em Engenharia Aeronáutica.
Esta oportunidade destina-se a estudantes que possuam certificados de habilitações aeronáuticas dos cursos:
– ATPL(A) Integrado;
– ATPL(A) Modular;
– Curso Oficial de Operações de Voo.
Com esta iniciativa, pretende-se conceder aos alunos e às alunas, que frequentem uma das licenciaturas abrangidas, benefícios de otimização do tempo, em comparação com a realização separada dos cursos mencionados.

Plano de Estudos

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Fundamentos de Gestão 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Contabilidade Financeira 168 TP:60 6 Obrigatório
Fundamentos de Economia 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Matemática 168 TP:60 6 Obrigatório
Introdução ao Transporte Aéreo 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Seminários de Aeronáutica e Aviação Civil 168 S:30; OT:15 6 Obrigatório
Cálculo Financeiro 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Estatística Aplicada 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Fiscalidade Empresarial 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Operações e Gestão da Segurança 168 TP:345 OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Projetos de Investimento 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Gestão de Recursos Humanos 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Fundamentos de Direito para Gestores 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Gestão de Aeroportos 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Conhecimentos Gerais de Aeronaves 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Gestão Estratégica 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Inovação e Gestão da Mudança 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Finanças Corporativas 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Direito Aéreo 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Marketing e Gestão Comercial das C. A. 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Métodos e Técnicas de Investigação 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Controlo de Gestão 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Gestão de Contratos Comerciais na A. Civil 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Regulamentação Aeronáutica 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Manutenção de Aeronaves 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório

ana

ana

ana

Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Empreendedorismo 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Navegação Aérea e Gestão de Tráfego 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Gestão do Transporte Aéreo 168 TP:45; OT:15 6 Obrigatório
Desenvolvimento Sustentável do T. Aéreo 168 TP:30; OT:15 6 Obrigatório
Projeto 168 OT:45 6 Obrigatório

Preciso de ajuda com a minha decisão

Fale connosco e esclareça todas as dúvidas

Hidden
Nome(Obrigatório)