O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) atribuiu à EIA – Entidade Instituidora da Atlântica – Instituto Universitário e da ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica, a Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025, reconhecendo o compromisso da instituição com a inclusão e a diversidade no contexto laboral.
A distinção destaca o percurso da Atlântica e da ESSATLA na construção de uma cultura organizacional que valoriza a diferença, promovendo oportunidades equitativas no recrutamento, progressão profissional, formação e investigação. Atualmente, integram colaboradores com deficiência em condições de igualdade, assegurando acessibilidade, adaptação dos espaços e uso de tecnologia assistiva, como o teletrabalho e softwares de leitura de ecrã.
Para além do impacto interno, a instituição desenvolve e participa em projetos europeus de referência na área da inclusão, como o i-HETP – que promove a capacitação de docentes para uma prática pedagógica mais inclusiva –, o Wonder Women Works, o Diverse Courses e o InCASA. Estas iniciativas reforçam a missão educativa da Atlântica e o seu envolvimento ativo em redes sociais e educativas.
Para Natália Espírito Santo, Diretora-Geral da EIA, “esta distinção é o reconhecimento de um trabalho de equipa que coloca a dignidade humana no centro. A nossa missão educativa só faz sentido se for inclusiva – queremos que cada pessoa se sinta valorizada e capacitada para contribuir com o seu talento único”.
A atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva reforça o compromisso da Atlântica com a construção de ambientes mais diversos, justos e acessíveis.