Entrar em Contacto

Your choice. Your future

Tessaleno Campos Devezas

Professor Catedrático na Atlântica – Instituto Universitário, Tessaleno Campos Devezas tem uma vasta trajetória académica. Entre junho de 1992 e dezembro de 2016, foi Professor Associado no Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior, onde lecionou e investigou em áreas como Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Teoria da Inovação, Gestão Tecnológica e Prospeção Tecnológica. Atualmente é investigador integrado no Polo da Atlântica da Unidade de Investigação C-MAST (Centre for Mechanical Aerospace Science and Technologies). É membro de diversas organizações internacionais, incluindo a World Future Society, World Futures Studies Federation, International Global Research Academy e International Kondratieff Foundation, e faz parte do corpo editorial do Technological Forecasting & Social Change.

Desde Julho de 2022 atua como ‘leading scientist’ e supervisor científico do “Center for Interdisciplinary Research and Education on Technological and Economic Problems of Energy Transition (CIRETEC-GT)", na Peter the Great St. Petersburg Polytechnic University, Russia.

Formado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil), com Mestrado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (Rio de Janeiro, Brasil) e Doutoramento em Engenharia dos Materiais pela University Erlangen-Nürnberg (Alemanha), Tessaleno Campos Devezas possui uma sólida base académica.

Durante a sua carreira, realizou várias licenças sabáticas em instituições de renome, como o Complex Systems Modeling Group no Los Alamos National Laboratory Los Alamos, NM, USA), o projeto TNT (Transition to New Technologies) no International Institute of Applied System Analysis (IIASA), Laxemburg, Austria e no Massachussets Institute of Technology (MIT), Cambridge, USA. Entre março de 2011 e Setembro de 2016 colaborou como consultor do Programa Espacial Brasileiro junto ao IAE (Instituto de Atividades Espaciais) do DCTA (Centro Técnico de Aeronáutica), em São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Reconhecido internacionalmente pelos seus estudos sobre as Ondas de Kondratieff, recebeu prémios e distinções, incluindo o "Elsevier Best Paper Prize" e a "Silver Kondratieff Medal" da Russian Academy of Natural Sciences. Autor ou coautor de mais de 60 artigos científicos em revistas internacionais e 15 livros é uma referência na sua área de investigação.

Tessaleno Campos Devezas

Personal Info

Main Skills

Values

Find Out More

My experience
& years of education