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Licenciatura

Engenharia Aeronáutica

A Licenciatura em Engenharia Aeronáutica destaca-se pela abordagem inovadora. Forma profissionais líderes, versáteis e aptos a enfrentar desafios na indústria aeronáutica global.

Informações Licenciatura

A Licenciatura em Engenharia Aeronáutica na Atlântica destaca-se pelo elevado grau de qualidade científica e pedagógica do corpo docente. Especializados nas áreas de Engenharia de Materiais, Mecânica e Aeronáutica, os professores promovem uma aprendizagem sólida e capacitam os estudantes para a resolução de desafios complexos na vertente da Engenharia Aeronáutica.
O programa aborda inovações cruciais na indústria aeronáutica, incorporando novos materiais e tecnologias em produtos de vanguarda. Dessa forma, visa formar profissionais que se diferenciam pela liderança técnica, versatilidade e capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares.
A estrutura curricular foi estruturada tendo em consideração o contexto europeu e internacional, assegurando uma oferta educativa e qualidade de ensino equiparáveis às melhores universidades internacionais. Em particular, o programa foi desenvolvido para se adaptar às áreas da engenharia aeronáutica, oferecendo oportunidades de especialização e empregabilidade em áreas inovadoras e promissoras.
Destaca-se a formação em novos materiais e tecnologias, fundamentais para o avanço industrial em Portugal, e o ensino de conhecimentos fundamentais necessários na área aeronáutica.
Objetivos / Resultados de Aprendizagem
Um engenheiro aeronáutico formado na Atlântica está preparado para participar em projetos de conceção, manutenção e/ou modificação de aeronaves, equipamentos ou sistemas de apoio à atividade operacional de uma aeronave.
As principais competências adquiridas ao longo da licenciatura incluem:
– Desenvolvimento de capacidade de modelação físico-matemática para compreender o funcionamento de sistemas em todas as fases do ciclo de vida de uma aeronave;
– Conceção e projeto de veículos aeronáuticos, integrando diversas tecnologias;
– Planeamento de produção, utilizando os materiais e técnicas mais apropriados;
– Resolução de problemas operacionais, incluindo modificações e certificações;
– Possibilidade de prosseguir estudos ao nível da investigação e desenvolvimento (I&D), tanto em Portugal como no estrangeiro.
Algumas competências específicas do setor aeronáutico têm uma aplicação mais geral, permitindo que os licenciados intervenham em diversos setores profissionais não-aeronáuticos:
– Análise de sistemas complexos através de métodos analíticos, experimentais e computacionais avançados;
– Integração de tecnologias diversas, compreendendo cada uma e os aspetos interdisciplinares envolvidos;
– Intervenção em sistemas mecânicos, eletromecânicos e eletro-aviónicos em todos os níveis;
– Consideração de aspetos de gestão, financeiros e de sustentabilidade;
– Capacidade de prosseguir estudos ao nível de Mestrado e Doutoramento em áreas como Engenharia Mecânica, Naval, Materiais, Gestão Industrial, Química, Civil, entre outras.
Acesso a estudos superiores

A Licenciatura em Engenharia Aeronáutica possibilita o acesso a Mestrados.

Horário

As aulas da Licenciatura em Engenharia Aeronáutica são lecionadas das 16h30 às 20h30.

Diretor do Curso

Tessaleno Campos Devezas

O ingresso na Licenciatura em Engenharia Aeronáutica pode ser efetuado pelo Regime Geral e através de Concursos Especiais de Acesso, Regimes Especiais de Acesso e Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.
Para candidatos no Regime Geral, são necessários os seguintes requisitos:
– Aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação nacional ou estrangeira legalmente equivalente;
– Realização das provas de ingresso exigidas para o curso, com classificação igual ou superior à mínima estabelecida.
Além do Regime Geral, existem concursos especiais destinados a candidatos com condições habilitacionais específicas, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior e promovendo uma lógica de aprendizagem ao longo da vida. Esses concursos incluem:
– Adultos Maiores de 23 anos: Candidatos que tenham obtido aprovação em provas especialmente concebidas para avaliar a capacidade de frequentar o ensino superior.
– Titulares de Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário: Candidatos que tenham concluído com sucesso cursos de dupla certificação de nível secundário, com aprovação em provas específicas.
Critérios de Ingresso
Os critérios de ingresso para a Licenciatura em Engenharia Aeronáutica incluem a realização:
– do Exame Nacional 19 Matemática, 07 Física e Química (despacho nº 8310/2023 de 14 de agosto) para ingresso em Regime Geral;
– ou da Prova de Acesso de Matemática/Física/Química/Aeronáutica para o ingresso em Regime de Maiores de 23 anos.
Pré-Requisitos

Não são necessários pré-requisitos para a candidatura à Licenciatura em Engenharia Aeronáutica.

Prazos de Candidatura
Os prazos de candidatura para a Licenciatura em Engenharia Aeronáutica dividem-se de formas distintas segundo a sua forma de acesso.
Regime Geral
1ª fase: de 01/03/2024 a 24/07/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): de 25/07/2024 a 16/08/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): de 17/08/2024 a 13/09/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): de 14/09/2024 a 09/10/2024.
Regime para Maiores de 23 anos e cursos profissionais
1ª fase: de 01/03/2024 a 05/04/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): de 06/04/2024 a 17/05/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): de 18/05/2024 a 14/06/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): 15/06/2024 a 12/07/2024;
5ª fase (vagas sobrantes): 13/07/2024 a 06/09/2024.
Concursos Especiais, Mudanças de Curso/Par Instituição, TCS:
1ª fase: de 01/03/2024 a 05/04/2024;
2ª fase (vagas sobrantes): 06/04/2024 a 17/05/2024;
3ª fase (vagas sobrantes): 18/05/2024 a 05/07/2024;
4ª fase (vagas sobrantes): 06/07/2024 a 06/09/2024.
Acreditação e registo

Acreditação da A3ES

PERA/2122/1500253, acreditado em 14-10-2022, pelo período de 4 anos

Registo na DGES

Registo inicial: R/A-Cr 8/2016 de 01-03-2016

Código: 9740

Publicação do plano de estudos em Diário da República

Despacho n.º 8310/2023, de 14 de agosto, 2.ª Série N.º 157

Todos aqueles que frequentam a Licenciatura adquirem conhecimentos fundamentais para se destacarem em Engenharia Aeronáutica, abrindo portas para diversas áreas de empregabilidade. Confira algumas das funções que podem desempenhar:
– Elaboração de projetos para conceção e construção de aeronaves;
– Planeamento do fabrico e operações de aeronaves;
– Manutenção de meios aeronáuticos;
– Gestão de sistemas relacionados com aeronaves e respetivas operações;
– Investigação e desenvolvimento na área da aeronáutica.
Assim, os licenciados em Engenharia Aeronáutica estão preparados para trabalhar com aeronaves, desde o projeto até às fases de produção, manutenção e inspeção. Nesse contexto, estão preparados para exercer funções de consultoria e gestão de operações aeronáuticas, bem como de coordenação e supervisão em diferentes departamentos nas industrias de produção, manutenção e inspeção de aeronaves. Além disto, podem também desenvolver atividade em Institutos de Investigação e Universidades.
Principais Tipos de Empregadores
A Licenciatura em Engenharia Aeronáutica tem uma variedade de opções de empregadores que refletem a abrangência e a aplicabilidade dos seus conhecimentos. Confira alguns dos empregadores por área:
– Empresas de consultoria;
– Empresas de fabrico, manutenção e inspeção de aeronaves;
– ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil);
– Aeroportos;
– Aeroclubes;
– Empresas de táxi-aéreo;
– Companhias aéreas;
– Força Aérea.
Com o intuito de atender às necessidades do mercado de trabalho e numa lógica de qualificação dos nossos estudantes, a Atlântica estabeleceu parcerias estratégicas com diversas entidades e instituições:

 

OMNI AVIATION TRAINING CENTER

Com o intuito de atender às necessidades do mercado de trabalho para Pilotos de Linha Aérea e Oficiais de Operações de Voo, considerados elementos centrais nas operações das companhias aéreas, e numa lógica de qualificação de ativos para o transporte aéreo nacional e internacional, a Atlântica – Instituto Universitário e a OMNI OATC estabeleceram uma parceria estratégica. O objetivo principal desta colaboração é facilitar aos formandos de ambas as instituições a oportunidade de integrar:
– O Curso Integrado de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizado na OMNI OATC com a Licenciatura em Engenharia Aeronáutica da Atlântica acreditada pela Ordem dos Engenheiros;
– O Curso de Oficial de Operações de Voo (OOV) realizado na OMNI OATC com a licenciatura em Engenharia Aeronáutica da Atlântica

O reconhecimento de competências e concessão de créditos ECTS é avaliado mediante validação pelo Conselho Científico da Atlântica. Os formandos que demonstrem possuir as competências (Learning Outcomes) exigidas nos termos da Part-FCL da European Aviation Safety Agency (EASA) constantes do documento Acceptable Means of Compliance and Guidance Material to Part-FCL, secção SUBPART F — AIRLINE TRANSPORT PILOT LICENCE — ATPL, alíneas AMC1 FCL.310; FCL.515(b); FCL.615(b), serão elegíveis para a concessão de créditos ECTS pela Atlântica as seguintes unidades curriculares, num total de 30 ECTS.

 

Unidades Curriculares Curso Ano Semestre
Introdução à Engenharia Aeronáutica Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
Desempenho de Aeronaves Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
Electromecânica e Aviónica Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
Gestão Estratégica e Operacional Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
Suporte à Operações de Voo

 

SEVENAIR ACADEMY
A Atlântica – Instituto Universitário possui ainda uma parceria com a Sevenair Academy que possibilita aos formandos das duas instituições a integração articulada do Curso Modular de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL), oferecido pela Sevenair Academy, com a Licenciatura em Engenharia Aeronáutica, credenciada pela Ordem dos Engenheiros.

O reconhecimento de competências e concessão de créditos ECTS é também validado pelo Conselho Científico da Atlântica. Os alunos que demonstrem possuir as competências (Learning Outcomes) exigidas nos termos da Part-FCL da European Aviation Safety Agency (EASA) constantes do documento Acceptable Means of Compliance and Guidance Material to Part-FCL, secção SUBPART F — AIRLINE TRANSPORT PILOT LICENCE — ATPL, alíneas AMC1 FCL.310; FCL.515(b); FCL.615(b), serão elegíveis para a concessão de créditos ECTS pela Atlântica as seguintes unidades curriculares, num total de 30 ECTS:

 

Unidades Curriculares Curso Ano Semestre
Introdução à Engenharia Aeronáutica Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
Desempenho de Aeronaves Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
Electromecânica e Aviónica Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
Gestão Estratégica e Operacional Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
Suporte à Operações de Voo Licenciatura em Engenharia Aeronáutica

 

A parceria com a Portugália Airlines, integrante do Grupo TAP, visa formar profissionais altamente qualificados nas áreas de aeronáutica e aviação civil, tanto para o mercado nacional como internacional.

O protocolo inclui a criação de estágios curriculares, a promoção de oportunidades em instituições internacionais, a partilha de conhecimento e a cooperação no desenvolvimento de projetos conjuntos.

Este acordo fortalece o compromisso da Atlântica em manter uma ligação próxima com o setor da aviação, oferecendo aos seus alunos oportunidades concretas de formação e inovação que facilitam a sua entrada no mercado de trabalho.

Os alunos da Licenciatura em Engenharia Aeronáutica têm a oportunidade de participar em visitas de estudo e aulas em contexto de trabalho, disponibilizadas pela Atlântica, proporcionando uma experiência rica e imersiva no setor aeronáutico e da aviação nas seguintes instituições:

  • Airbus – Uma oportunidade única para conhecer de perto as instalações na Fábrica Central de Madrid, numa das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, permitindo aos alunos entenderem os processos de produção e inovação tecnológica na aviação.

 

  • Aernnova – Esta visita oferece aos alunos a oportunidade de visitar a Fábrica Central da Aernnova, em Madrid, e acompanhar a aplicação de tecnologias avançadas e as operações da empresa em um ambiente de alta complexidade.

 

  • FIDAMC: A Fundación de Airbus para la Investigación en Materiales Compuestos, em Madrid, é um centro de pesquisa com tecnologia de ponta, dedicado ao desenvolvimento de materiais compósitos. Esta visita permitirá que os alunos se familiarizem com as últimas inovações em materiais utilizados na construção de aeronaves.

 

  • Aernnova em Évora: Durante a conclusão da licenciatura, os alunos terão a oportunidade de viver uma semana imersiva na Fábrica da Aernnova em Évora, integrando-se nas operações. Esta experiência prática permitirá aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula num ambiente real de trabalho, enriquecendo sua formação e preparando-os para o mercado de trabalho.

A Licenciatura em Engenharia Aeronáutica proporciona aos alunos uma experiência prática e relevante para o contexto profissional, com oportunidades de estágio nas seguintes instituições:

Plano de Estudos

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OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Cálculo I 168 TP:45;OT:15 6 Obrigatório
Desenho Técnico e Modelação Geométrica 168 TP:60 6 Obrigatório
Programação Aplicada 168 TP:45 6 Obrigatório
Álgebra Linear 168 T:30;P:30 6 Obrigatório
Introdução à Engenharia Aeronáutica 168 T:20;PL:20;OT:20 6 Obrigatório

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OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Cálculo II 168 TP:45;OT:15 6 Obrigatório
Mecânica e Ondas 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Química Geral 168 T:24;P:24;PL:12 6 Obrigatório
Ciências e Tecnologias dos Materiais 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Probabilidades e Estatística para as Engenharias 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório

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OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Cálculo III 168 TP:45;OT:15 6 Obrigatório
Mecânica Aplicada 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Electromagnetismo e Ótica 168 T:30;P:30 6 Obrigatório
Análise de Circuitos Electrónicos 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Materiais Metálicos em Aeronáutica 168 TP:60 6 Obrigatório

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Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Mecânica de Materiais 168 T:40;P:10;PL:10 6 Obrigatório
Electromecânica e Aviónica 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Termodinâmica e Fenómenos de Transferência 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Mecânica de Fluídos 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Desempenho de Aeronaves 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório

 

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Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Aerodinâmica 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Estruturas Aeronáuticas 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Modelação Computacional de Materiais 168 TP:60 6 Obrigatório
Propulsão de Aeronaves 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Processos de Produção 168 TP:40;PL:20 6 Obrigatório

 

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Crédito

OBS

Unidade curricular Tempo de trabalho Crédito OBS
Total Contacto
Gestão Estratégica e Operacional 168 TP:60 6 Obrigatório
Suporte às Operações de Voo 168 T:30;PL:30 6 Obrigatório
Materiais Compósitos 168 T:40;P:20 6 Obrigatório
Projeto Aeronáutico 168 T:20;OT:40 12 Obrigatório

 

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