- Gestão e Motivação de Equipas
- Gestão do Tempo e
Organização do Trabalho - Gestão de Conflitos
- Comunicação
Assertiva com PNL - Liderar Equipas com
Inteligência Emocional
Objetivos Geral
Capacitar para a execução de elevados níveis de desempenho pessoal e profissional.
Objetivos Específicos
- Potenciar o sucesso profissional fortalecendo as relações interpessoais e a capacidade de trabalhar em equipa.
- Aumentar o compromisso e a motivação das equipas, gerando melhores resultados e de forma mais eficaz.
- Identificar e caracterizar as equipas de elevado desempenho.
- Potenciar atitudes positivas e de cooperação, no contexto das equipas, tendo por base a cooperação e a polivalência.
- Desenvolver competências pessoais de liderança e resolução de conflitos com soluções aceitáveis por todos.
- Criar, desenvolver e manter equipas de excelência.
- Lidar com tensões e conflitos, adotando uma atitude assertiva e construtiva.
- Desenvolver um melhor conhecimento dos seus pontos fortes e capacidades a melhorar.
- Construir um plano de desenvolvimento pessoal das mudanças a pôr em prática.
Conteúdos
I – Caracterizar as Equipas de Alta Performance
II – Saber como Utilizar os Estilos de Liderança em Função da Equipa e das Pessoas
III – Motizar e Dinamizar a Equipa
IV – Comunicar com Assertividade
V – Resolução de Problemas e Melhoria de Processos
VI – Elaborar um Plano de Ação das Melhorias a pôr em Prática
Objetivos Geral
Reconhecer a importância da gestão do tempo e seus efeitos na eficácia pessoal.
Objetivos Específicos
- Organizar e planear o trabalho com recurso à organização pessoal e dos outros.
- Adquirir técnicas para decidir como fazer escolhas e priorizar.
- Definir operacionalmente objetivos.
- Conhecer estratégias e dicas para um melhor planeamento e organização pessoal.
- Eliminar os desperdiçadores de tempo e controlar as interrupções.
- Utilizar a assertividade e o pensamento positivo para superar dificuldades na comunicação/relação com os outros.
- Reconhecer causas e consequências do stress.
- Identificar técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional – coping.
Conteúdos
I – O Tempo Profissional e o Tempo Pessoal
II – Caracterização do Trabalho Pessoal
III – Os Instrumentos para “Criar” Tempo
IV – Organização Pessoal e dos Outros
V – A Comunicação Eficaz na Gestão do Tempo
VI – Gestão do Stress do Profissional – Síndorme de Burnout
VII – Elaborar um Plano de Desenvolvimento Pessoal – PDP
Objetivos Geral
Consciencializar acerca de como evitar os aspetos disfuncionais e como salientar os aspetos funcionais dos conflitos, através da utilização das estratégias de resolução de conflitos e da negociação.
Objetivos Específicos
- Conhecer qual o seu estilo de abordagem de conflitos.
- Escolher e adequar as estratégias de atuação a cada situação de conflito.
- Conhecer a tipologia de uma situação conflitual e identificar a fase do conflito em que este se encontra.
- Conhecer os aspetos críticos que melhoram o resultado final de uma gestão de um conflito.
- Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de desacordos.
- Reconhecer a importância da Inteligência Emocional na gestão de conflitos.
- Treinar e exercitar competências de gestão de conflitos.
- Otimizar os recursos e maximizar os resultados na resolução de conflitos.
Conteúdos
I – A Dinâmica Comportamental em Situações de Conflitos
II – Abordagens e Estilos Pessoais na Gestão de Conflitos
III – Atitudes e Comportamentos que Fcailitam a Gestão dos Conflitos
IV – A Negociação como uma Estratégia Essencial de Resolução de Conflitos
V – PMP – Plano de melhoria Pessoal
Objetivos Geral
Reconhecer a importância da gestão do tempo e seus efeitos na eficácia pessoal.
Objetivos Específicos
- Influenciar e envolver outras pessoas sem exercer autoridade hierárquica sobre elas.
- Melhorar as relações transversais, incluindo clientes internos e externos.
- Conhecer técnicas de assertividade e de PNL para abrir canais de comunicação.
- Tornar-se um líder mais eficaz mobilizando uma linguagem positiva no ato de comunicar.
- Comunicar de forma mais clara, com resultados e satisfação dos seus objetivos.
- Identificar diversas técnicas para uma comunicação assertiva.
Conteúdos
I – Identificar o seu Perfil Assertivo nas Relações Profissionais e Extraprofissionais
II – Saber comunicar com os Diferentes Interlocutores Utilizando uma Postura Assertiva
III – A Utilização das principais Técnicas da Atitude Assertiva
IV – PNL Aplicada à Comunicação Assertiva
V – Técnicas de PNL Aplicáveis à Comunicação Assertiva
VI – Elaborar um Plano de Ação das Melhorias a pôr em Prática
Objetivos Geral
Liderar equipas eficazmente utilizando as competências da Inteligência Emocional.
Objetivos Específicos
- Compreender o que é a Inteligência Emocional e porque razão ela é importante para o seu sucesso pessoal e profissional.
- Liderar e motivar os colaboradores para agir, contribuindo com o melhor de si próprios.
- Saber como utilizar os estilos de liderança, de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas.
- Desenvolver a competência e a autonomia das pessoas e equipas.
- Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e dos colaboradores.
- Construir uma solução conjunta na resolução dos conflitos, tirando partido das divergências.
- Conhecer modelos de liderança geradores de impacto.
- Aumentar o compromisso e a motivação das equipas.
- Dotar os Líderes de estratégias e ferramentas para Liderar à distância, em contexto de teletrabalho.
Conteúdos
I – Liderança e Inteligência Emocional
II – Utilização dos Estilos de Liderança para Reforçar e Promover os Desempenhos
III – Motivar os Indivíduos e a Equipa de Forma Sustentável – A Motivação Inspiradora
IV – Líder Coach: Ferramentas de Coaching Aplicadas à Gestão de Equipas
V – Desenvolver as Atitudes e Comportamentos que Facilitem a Resolução dos Conflitos
VI – Elaborar um Plano de Ação das Melhorias a pôr em Prática
INSCRIÇÃO E CALENDÁRIO
Emolumentos: 350€ (incluí inscrição e certificado)
Próximas datas:
Gestão e Motivação de Equipas – dias 4, 8, 12, 14, 21 e 22 de março de 2024
Gestão do Tempo e Organização do Trabalho – 2, 4, 9, 11, 16 e 18 de abril de 2024